Resumo – Trata-se de reflexões acerca da estética e de que forma essas reflexões fomentam uma perspectiva cuja qual considera as representações como mediadoras de significados sobre o tempo e o espaço nos quais surgem.

Palavra chave – caráter orgânico da obra de arte; aspectos psicológicos e sociológicos; arte na modernidade; relação de passado e presente das obras de arte.

 Résumé: Impressions personnelles de chercher transposer en mots mes enquêtes pour lesquelles il existe efforts, une relation presque viscéral. Cependant encore busco répondre aux défis que le public d'un bâtiment qui signifie littéralement de mon travail.

Descripteurs - caractère organique de l'oeuvre d'art, les aspects psychologiques et sociologiques, de l'art dans la modernité, la relation des oeuvres du passé et du présent de l'art.

 

Os aspectos sociológicos e psicológicos  seguem  uma perspectiva que considera as representações como mediadoras de significados sobre o tempo e o espaço nos quais surgem.

Não por ser dotada de uma consciência empírica, a qual a concebe e a admiti, mas tal qual compreenda um composto de impressões recebidas pela nossa faculdade cognitiva e estimulada tão somente pelas impressões dos sentidos.

Pois a polissemia da imagem com seus significantes atesta uma trama flutuante de significados, dos quais o leitor pode escolher uns e ignorar outros.

Literalmente há uma possibilidade excepcional de despertar uma consciência atemporal, inibindo o formalismo lógico e, pela prática do poético permite-se o gozo e a exploração de dimensões diferentes da linearidade.

Podemos pensar que a poética da materialidade cria-se pela necessidade do homem que se converte em necessidades concretas de sua existência. Criar é, portanto, uma forma de comunicar-se com outros seres humanos.

Em contraponto ao problema central, no qual propõe de que os artistas são considerados comentaristas “legítimos” de sua própria obra.

Sei, contudo que a experiência estética jamais deve voltar-se para si, mas sim revelar um encontro com o expectador um verdadeiro estímulo as suas ações agressivas que a nós é a todo custo inerentes.

O objetivo dessa pesquisa resolve-se no instante em que o "criar" seja concebido como um agir integrado há um viver humano e este ato de criação e vivência se interligam a partir do que ela traz gravada em si de mais irreversível.

Aspecto relevante que distingue a criatividade humana movida por necessidades concretas sempre atuais e o potencial do homem surge na historia como um fator de realização e constante transformação.

Portanto, o expectador deverá ansiar a busca de elaborar motivos para julgar o valor do trabalho e logicamente a ausência dos motivos simbólicos ou pragmáticos motiva-os a formular e a resolver uma questão que supera a questão “retiniana” e alcança a psique.

Literalmente tudo que é intelectual transcendente se une, pois o artista busca em sua substância a própria arte.  Ao passo que retoma o princípio de refletir e substanciar seu processo criativo e a catarse ocorre quando o artista concebe por além de limites que parte de uma série de pequenos atos repetidos uma atividade exaustiva.

 

Pesquisa Documental: PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 1987. (Coleção Estudos, n. 93).

PANOFSKY, Erwin, 1892-1968. Significado nas artes visuais, São Paulo: Perspectiva, 2007. – (Debates; 99/ dirigido por J. Guinsburg)