Autor: Rajabo Caetano Bernardo Malua

Introdução

O presente artigo, tem como o intuito a descrição da região do Pandee, no que diz respeito aos seus aspectos físicos naturais. Aspectos estes que são muito relevante no que concerne ao estudo do mesmo, e como zona com um potencial recurso mineral o gás natural. Este artigo ainda encontra-se em processo do seu enriquecimento. Tratando-se de um assunto cientifico ela privilegia a critica e sugestões.

Palavras-chave: Pandee, Inhambane, Moçambique, região, gás  

 

Localização física geográfica de Pandee

Pandee localiza-se em Moçambique, na região sul do país, na província de Inhambane, no Distrito de Govuro, no Posto Administrativo de Save, na localidade do mesmo nome. (Google.com, 12/05/2012).

Condições geomorfológicas

Geomorfologicamente é uma área de planície menos de 100 m, de origem de acumulação de sedimentos, vertentes, vales, e fundo dos rios.

Condições hidrológicas

No que diz respeito a hidrografia, é uma região que é banhada sobre o rio Govuro e entre outros não de estrema importância.

Condições geológicas

Predominam rochas sedimentares do fanerozóico, do período secundário, terciário e quaternário inferior e superior. Verifica-se nesta região do país, a ocorrência de recursos minerais como é o caso do Gás Natural entre outros. (MINED, 1986; Pp:10,12).

Condições pedológicas

Tendo em conta que é uma região de rochas sedimentares do fanerozóico, de relevo de planície, ocorre nesta região os solos arenosos e nas encostas do rio, ocorrem os solos aluvionares de idades de idade recente. (MUCHANGOS, 1992:72). 

De solos fluviais, argilosos vermelho de alta fertilidade intermédia e boa, de difícil lavoura em partes eventual excesso de água e/ou salinidade, também predominam solos de fertilidade muito baixa e de baixa retenção de água. De florestas densas, miombo deciduo seco, de brenha costeira, e de solos cultivados. (MINED, 1986:13).

Condições climatéricas

Nesta região do país, predomina o clima tropical húmido com uma pluviosidade que varia entre 600 a 1000 mm.

 

Bibliografia

Google.com 12/05/2012

MINED. Atlas Geográfico de Moçambique, 2ª ed., revista e actualizada, 1986

MUCHANGOS, Aniceto dos. Paisagens e Regiões Naturais. Maputo 1992