Analise Ergonômica para aplicação de Projeto de escrivaninha infantil
Analyze Ergonomic Design for implementing child desk


Agoston, Adelita, Acadêmica do 7º semestre de design, Universidade Luterana do Brasil, [email protected]
Kunzler, Juliana, Acadêmica do 7º semestre de design, Universidade Luterana do Brasil, [email protected]

Resumo
A pesquisa tem por finalidade analisar aspectos formas ergonômica de móveis, evidenciando formas inovadoras que demonstra um projeto de escrivaninha para crianças. Analisando também se a produção do mesmo seria viável, agregando valor ao produto dentro do contexto estético, econômico e funcional.

Palavras-chave: Design, Ergonomia, Projeto.

Abstract
The research aims to examine ways aspect?s e ergonomic furniture, highlighting innovative ways that demonstrates a project desk for children. By examining whether its production would be feasible, adding value to the product within the aesthetic context, economic and functional.

Keywords: Design, Ergonomics, Design

1-Introdução
O objetivo principal deste trabalho é desenvolver em conceito de inovação uma escrivaninha infantil. Suprindo as necessidades funcionais e econômicas, assim incentivando o publico alvo a se interessar mais pelos estudos e com conseqüência disso ter mais uma diversão.

2-Desenvolvimento

Para uma melhor compreensão em aplicabilidade de ferramentas PDCA, que segundo Baxter (1998) define, planeje o que vai ser feito, faça-o, confira o que foi realizado, e atue para corrigir erros.
Sigla Método Autor ( Vaz, 2009) Como foi utilizado
P Planejar Defina objetivos: tendo um problema ou uma meta conhecida, estude , analise, decida o que fazer, e elabore um plano de ação, ou seja, após definidas as metas , deve-se buscar os meios e os procedimentos para alcançá-las. Foi realizado o projeto na parte de
escolha do produto, análise de problema,
onde as crianças desde cedo gostam de
rabiscar sem terem lugar apropriado,
rabiscam móveis da casa, espalhando
e perdendo materiais de desenho, foi
realizado uma reunião e decidido por
projetar uma escrivaninha infantil, com
diferencial, assim despertar maior interesse
pelos estudos e com conseqüência a diversão.
D Desenvolver Execute: é a fase da implantação do planejamento conforme o planejado. Total ou parcialmente. Esta fase pode ser dividida em 3 etapas básicas: Educação e Treinamento/ Execução/ Coleta de dados. Neste ciclo foi utilizado para desenvolver o produto, saindo do papel para a realidade, incluindo processo de fabricação onde foi decidido medidas antropométricas de crianças de 4 a 7 anos de idade , definindo assim o tamanho da escrivaninha, escolha de materiais ( MDF), escolha da cor ( branca por ser neutra e clara), acessórios, corrediças, pregos, parafusos, tapa- furos.
C Verificar Verifique: esta é uma etapa puramente gerencial, confrontar os resultados reais com os resultados esperados. Nesta fase de checar, nós devemos comparar o resultado obtido com a meta definida dos planejamentos. Foi feita a verificação, este ciclo é de suma importância, pois é realizado um levantamento de erros, se o produto atendeu as necessidades do público ?alvo.
A Analisar Reaja: aja onde necessário, fazer ajustes, hora de agir corretivamente, preventivamente e para melhorar. Aqui verifica-se o que falhou e suas respectivas soluções completando o ciclo e conclusão do projeto.




2.2-Análises históricas:


K7100 - Escrivaninha Infantil Inclui cadeira, com nichos nas laterais para colocar revistas, e espaço para guardar material escolar. Pode ser usada como cavalete. Com luz embutida. Tamanho: 110 cm altura X 48 cm largura X 84 cm comprimento. Idade sugerida: 02 a 07 anos

Fonte: www.fantasyplay.com.br


Com uma escrivaninha como a Kids Fire Engine Desk as crianças vão querer estudar o dia todo!
A linda mesinha infantil tem o visual de um carro de bombeiros e funciona como mesa de artes, mesa de trabalho/estudo e mesa de atividades, tudo isso com muito espaço para guardar bugigangas. A mesa bombeiro vem com um rolo de papel de 30 cm e porta lápis/canetas e porta acessórios. O assento da cadeira quando levantado revela um ótimo compartimento para guardar coisas e quando a cadeira não está sendo usada se encaixa perfeitamente dentro da mesa completando a frente do caminhão dos bombeiros.

Fonte: http://blogdebrinquedo.com.br







Fonte:http://www.decoralis.com.pt







Fonte:http://www.decoralis.com.pt


Etimologicamente o termo Ergonomia significa, segundo, Grandjean, E.

A Ergonomia é uma ciência interdisciplinar. Ela compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria é a sociedade no trabalho. O objetivo
Prático da Ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente às exigências do homem. A realização de tais objetivos, ao nível industrial, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano (1968).
Outra definição de Ergonomia, definida pela IEA (Associação Brasileira de Ergonomia), diz que Ergonomia é uma disciplina cientifica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de aperfeiçoar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.
A atividade projetual de um produto pode ocasionar vantagens como produtos ergonomicamente corretos, diminuição do consumo de energia, redução de perdas térmicas, e mais facilmente a escolha de materiais corretos .Em relação a aplicação da Ergonomia ao Design, a operalização entre essas duas áreas, se dá através , segundo Van der linden (2007), uso de princípios, métodos e dados, que constituem o seu acervo, formada a partir da pesquisa e da analise de resultados de intervenções ergonomizadoras. No que se refere as metodologias projetuais, segundo Baxter(1998), o projeto do produto deve estabelecer metas para desenvolvimento de produtos , elas devem ser claras , concisas, especificas e verificáveis


3-Geração de alternativas

Na geração de alternativas foi utilizado as analises que foram descritas no trabalho.


Rascunhos- fonte- arquivo pessoal (2009)




4-Finalização e Proposta Final

Escrivaninha para criança tem suas formas mais curvas projetadas ergonomicamente. Segundo Gomes (2000), o arredondamento tem como característica marcante a suavidade que as formas orgânicas geralmente transmitem, assim a forma ganha mais presença com as formas da natureza. Cores sugeridas -Branco: que indica pureza e suavidade.Gomes (2000), a cor e a parte mais emotiva do processo visual. Possui uma grande força e pode ser empregada para expressar e reforçar a informação visual.
Organização do trabalho em função dos objetivos e da relação com o homem-usuário, observando-se o estudo das dimensões. De acordo com cada processo da fabricação.



Desenho técnico ? fonte: arquivo pessoal(2009)

Proposta final- fonte: arquivo pessoal (2009)

Conclusões Parciais

O objetivo principal deste projeto foi propor inovação do que diz respeito a escrivaninha infantil projetada ergonomicamente através de estudos. Assim a pesquisa submeteu -se à análise de mobiliário utilizando a ferramenta PDCA, podendo ser possível aplicar na prática todos os conceitos trabalhados, visando à idealização de um novo design que ajuste ás necessidades não só funcionais, mas essencialmente, às características econômicas e mais sustentáveis ao meio ambiente.Demonstrando que ao projetar um mobiliário destinado ao publico infantil é necessário observar todo o processo de fabricação, desde o rascunho no papel ate o produto final.


Referências

http://www.ergonomia.com.br.2010

http://www.abergo.org.br.2010

http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2006_TR470319_8411.pdf

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/pdca/27771/

BAXTER,Mike.Projeto de Produto.2º ed. São Paulo. Edgard Blücher ltda,1998.


LÖBACH, Bernard.Design Industrial.1º Ed. São Paulo. Edgard Blücher ltda,2001