Analise Ergonômica para aplicação de Projeto de escrivaninha infantil
Publicado em 21 de setembro de 2010 por adelita da silva agoston
Analise Ergonômica para aplicação de Projeto de escrivaninha infantil
Analyze Ergonomic Design for implementing child desk
Agoston, Adelita, Acadêmica do 7º semestre de design, Universidade Luterana do Brasil, [email protected]
Kunzler, Juliana, Acadêmica do 7º semestre de design, Universidade Luterana do Brasil, [email protected]
Resumo
A pesquisa tem por finalidade analisar aspectos formas ergonômica de móveis, evidenciando formas inovadoras que demonstra um projeto de escrivaninha para crianças. Analisando também se a produção do mesmo seria viável, agregando valor ao produto dentro do contexto estético, econômico e funcional.
Palavras-chave: Design, Ergonomia, Projeto.
Abstract
The research aims to examine ways aspect?s e ergonomic furniture, highlighting innovative ways that demonstrates a project desk for children. By examining whether its production would be feasible, adding value to the product within the aesthetic context, economic and functional.
Keywords: Design, Ergonomics, Design
1-Introdução
O objetivo principal deste trabalho é desenvolver em conceito de inovação uma escrivaninha infantil. Suprindo as necessidades funcionais e econômicas, assim incentivando o publico alvo a se interessar mais pelos estudos e com conseqüência disso ter mais uma diversão.
2-Desenvolvimento
Para uma melhor compreensão em aplicabilidade de ferramentas PDCA, que segundo Baxter (1998) define, planeje o que vai ser feito, faça-o, confira o que foi realizado, e atue para corrigir erros.
Sigla Método Autor ( Vaz, 2009) Como foi utilizado
P Planejar Defina objetivos: tendo um problema ou uma meta conhecida, estude , analise, decida o que fazer, e elabore um plano de ação, ou seja, após definidas as metas , deve-se buscar os meios e os procedimentos para alcançá-las. Foi realizado o projeto na parte de
escolha do produto, análise de problema,
onde as crianças desde cedo gostam de
rabiscar sem terem lugar apropriado,
rabiscam móveis da casa, espalhando
e perdendo materiais de desenho, foi
realizado uma reunião e decidido por
projetar uma escrivaninha infantil, com
diferencial, assim despertar maior interesse
pelos estudos e com conseqüência a diversão.
D Desenvolver Execute: é a fase da implantação do planejamento conforme o planejado. Total ou parcialmente. Esta fase pode ser dividida em 3 etapas básicas: Educação e Treinamento/ Execução/ Coleta de dados. Neste ciclo foi utilizado para desenvolver o produto, saindo do papel para a realidade, incluindo processo de fabricação onde foi decidido medidas antropométricas de crianças de 4 a 7 anos de idade , definindo assim o tamanho da escrivaninha, escolha de materiais ( MDF), escolha da cor ( branca por ser neutra e clara), acessórios, corrediças, pregos, parafusos, tapa- furos.
C Verificar Verifique: esta é uma etapa puramente gerencial, confrontar os resultados reais com os resultados esperados. Nesta fase de checar, nós devemos comparar o resultado obtido com a meta definida dos planejamentos. Foi feita a verificação, este ciclo é de suma importância, pois é realizado um levantamento de erros, se o produto atendeu as necessidades do público ?alvo.
A Analisar Reaja: aja onde necessário, fazer ajustes, hora de agir corretivamente, preventivamente e para melhorar. Aqui verifica-se o que falhou e suas respectivas soluções completando o ciclo e conclusão do projeto.
2.2-Análises históricas:
K7100 - Escrivaninha Infantil Inclui cadeira, com nichos nas laterais para colocar revistas, e espaço para guardar material escolar. Pode ser usada como cavalete. Com luz embutida. Tamanho: 110 cm altura X 48 cm largura X 84 cm comprimento. Idade sugerida: 02 a 07 anos
Fonte: www.fantasyplay.com.br
Com uma escrivaninha como a Kids Fire Engine Desk as crianças vão querer estudar o dia todo!
A linda mesinha infantil tem o visual de um carro de bombeiros e funciona como mesa de artes, mesa de trabalho/estudo e mesa de atividades, tudo isso com muito espaço para guardar bugigangas. A mesa bombeiro vem com um rolo de papel de 30 cm e porta lápis/canetas e porta acessórios. O assento da cadeira quando levantado revela um ótimo compartimento para guardar coisas e quando a cadeira não está sendo usada se encaixa perfeitamente dentro da mesa completando a frente do caminhão dos bombeiros.
Fonte: http://blogdebrinquedo.com.br
Fonte:http://www.decoralis.com.pt
Fonte:http://www.decoralis.com.pt
Etimologicamente o termo Ergonomia significa, segundo, Grandjean, E.
A Ergonomia é uma ciência interdisciplinar. Ela compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria é a sociedade no trabalho. O objetivo
Prático da Ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente às exigências do homem. A realização de tais objetivos, ao nível industrial, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano (1968).
Outra definição de Ergonomia, definida pela IEA (Associação Brasileira de Ergonomia), diz que Ergonomia é uma disciplina cientifica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de aperfeiçoar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.
A atividade projetual de um produto pode ocasionar vantagens como produtos ergonomicamente corretos, diminuição do consumo de energia, redução de perdas térmicas, e mais facilmente a escolha de materiais corretos .Em relação a aplicação da Ergonomia ao Design, a operalização entre essas duas áreas, se dá através , segundo Van der linden (2007), uso de princípios, métodos e dados, que constituem o seu acervo, formada a partir da pesquisa e da analise de resultados de intervenções ergonomizadoras. No que se refere as metodologias projetuais, segundo Baxter(1998), o projeto do produto deve estabelecer metas para desenvolvimento de produtos , elas devem ser claras , concisas, especificas e verificáveis
3-Geração de alternativas
Na geração de alternativas foi utilizado as analises que foram descritas no trabalho.
Rascunhos- fonte- arquivo pessoal (2009)
4-Finalização e Proposta Final
Escrivaninha para criança tem suas formas mais curvas projetadas ergonomicamente. Segundo Gomes (2000), o arredondamento tem como característica marcante a suavidade que as formas orgânicas geralmente transmitem, assim a forma ganha mais presença com as formas da natureza. Cores sugeridas -Branco: que indica pureza e suavidade.Gomes (2000), a cor e a parte mais emotiva do processo visual. Possui uma grande força e pode ser empregada para expressar e reforçar a informação visual.
Organização do trabalho em função dos objetivos e da relação com o homem-usuário, observando-se o estudo das dimensões. De acordo com cada processo da fabricação.
Desenho técnico ? fonte: arquivo pessoal(2009)
Proposta final- fonte: arquivo pessoal (2009)
Conclusões Parciais
O objetivo principal deste projeto foi propor inovação do que diz respeito a escrivaninha infantil projetada ergonomicamente através de estudos. Assim a pesquisa submeteu -se à análise de mobiliário utilizando a ferramenta PDCA, podendo ser possível aplicar na prática todos os conceitos trabalhados, visando à idealização de um novo design que ajuste ás necessidades não só funcionais, mas essencialmente, às características econômicas e mais sustentáveis ao meio ambiente.Demonstrando que ao projetar um mobiliário destinado ao publico infantil é necessário observar todo o processo de fabricação, desde o rascunho no papel ate o produto final.
Referências
http://www.ergonomia.com.br.2010
http://www.abergo.org.br.2010
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2006_TR470319_8411.pdf
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/pdca/27771/
BAXTER,Mike.Projeto de Produto.2º ed. São Paulo. Edgard Blücher ltda,1998.
LÖBACH, Bernard.Design Industrial.1º Ed. São Paulo. Edgard Blücher ltda,2001
Analyze Ergonomic Design for implementing child desk
Agoston, Adelita, Acadêmica do 7º semestre de design, Universidade Luterana do Brasil, [email protected]
Kunzler, Juliana, Acadêmica do 7º semestre de design, Universidade Luterana do Brasil, [email protected]
Resumo
A pesquisa tem por finalidade analisar aspectos formas ergonômica de móveis, evidenciando formas inovadoras que demonstra um projeto de escrivaninha para crianças. Analisando também se a produção do mesmo seria viável, agregando valor ao produto dentro do contexto estético, econômico e funcional.
Palavras-chave: Design, Ergonomia, Projeto.
Abstract
The research aims to examine ways aspect?s e ergonomic furniture, highlighting innovative ways that demonstrates a project desk for children. By examining whether its production would be feasible, adding value to the product within the aesthetic context, economic and functional.
Keywords: Design, Ergonomics, Design
1-Introdução
O objetivo principal deste trabalho é desenvolver em conceito de inovação uma escrivaninha infantil. Suprindo as necessidades funcionais e econômicas, assim incentivando o publico alvo a se interessar mais pelos estudos e com conseqüência disso ter mais uma diversão.
2-Desenvolvimento
Para uma melhor compreensão em aplicabilidade de ferramentas PDCA, que segundo Baxter (1998) define, planeje o que vai ser feito, faça-o, confira o que foi realizado, e atue para corrigir erros.
Sigla Método Autor ( Vaz, 2009) Como foi utilizado
P Planejar Defina objetivos: tendo um problema ou uma meta conhecida, estude , analise, decida o que fazer, e elabore um plano de ação, ou seja, após definidas as metas , deve-se buscar os meios e os procedimentos para alcançá-las. Foi realizado o projeto na parte de
escolha do produto, análise de problema,
onde as crianças desde cedo gostam de
rabiscar sem terem lugar apropriado,
rabiscam móveis da casa, espalhando
e perdendo materiais de desenho, foi
realizado uma reunião e decidido por
projetar uma escrivaninha infantil, com
diferencial, assim despertar maior interesse
pelos estudos e com conseqüência a diversão.
D Desenvolver Execute: é a fase da implantação do planejamento conforme o planejado. Total ou parcialmente. Esta fase pode ser dividida em 3 etapas básicas: Educação e Treinamento/ Execução/ Coleta de dados. Neste ciclo foi utilizado para desenvolver o produto, saindo do papel para a realidade, incluindo processo de fabricação onde foi decidido medidas antropométricas de crianças de 4 a 7 anos de idade , definindo assim o tamanho da escrivaninha, escolha de materiais ( MDF), escolha da cor ( branca por ser neutra e clara), acessórios, corrediças, pregos, parafusos, tapa- furos.
C Verificar Verifique: esta é uma etapa puramente gerencial, confrontar os resultados reais com os resultados esperados. Nesta fase de checar, nós devemos comparar o resultado obtido com a meta definida dos planejamentos. Foi feita a verificação, este ciclo é de suma importância, pois é realizado um levantamento de erros, se o produto atendeu as necessidades do público ?alvo.
A Analisar Reaja: aja onde necessário, fazer ajustes, hora de agir corretivamente, preventivamente e para melhorar. Aqui verifica-se o que falhou e suas respectivas soluções completando o ciclo e conclusão do projeto.
2.2-Análises históricas:
K7100 - Escrivaninha Infantil Inclui cadeira, com nichos nas laterais para colocar revistas, e espaço para guardar material escolar. Pode ser usada como cavalete. Com luz embutida. Tamanho: 110 cm altura X 48 cm largura X 84 cm comprimento. Idade sugerida: 02 a 07 anos
Fonte: www.fantasyplay.com.br
Com uma escrivaninha como a Kids Fire Engine Desk as crianças vão querer estudar o dia todo!
A linda mesinha infantil tem o visual de um carro de bombeiros e funciona como mesa de artes, mesa de trabalho/estudo e mesa de atividades, tudo isso com muito espaço para guardar bugigangas. A mesa bombeiro vem com um rolo de papel de 30 cm e porta lápis/canetas e porta acessórios. O assento da cadeira quando levantado revela um ótimo compartimento para guardar coisas e quando a cadeira não está sendo usada se encaixa perfeitamente dentro da mesa completando a frente do caminhão dos bombeiros.
Fonte: http://blogdebrinquedo.com.br
Fonte:http://www.decoralis.com.pt
Fonte:http://www.decoralis.com.pt
Etimologicamente o termo Ergonomia significa, segundo, Grandjean, E.
A Ergonomia é uma ciência interdisciplinar. Ela compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria é a sociedade no trabalho. O objetivo
Prático da Ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente às exigências do homem. A realização de tais objetivos, ao nível industrial, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano (1968).
Outra definição de Ergonomia, definida pela IEA (Associação Brasileira de Ergonomia), diz que Ergonomia é uma disciplina cientifica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de aperfeiçoar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.
A atividade projetual de um produto pode ocasionar vantagens como produtos ergonomicamente corretos, diminuição do consumo de energia, redução de perdas térmicas, e mais facilmente a escolha de materiais corretos .Em relação a aplicação da Ergonomia ao Design, a operalização entre essas duas áreas, se dá através , segundo Van der linden (2007), uso de princípios, métodos e dados, que constituem o seu acervo, formada a partir da pesquisa e da analise de resultados de intervenções ergonomizadoras. No que se refere as metodologias projetuais, segundo Baxter(1998), o projeto do produto deve estabelecer metas para desenvolvimento de produtos , elas devem ser claras , concisas, especificas e verificáveis
3-Geração de alternativas
Na geração de alternativas foi utilizado as analises que foram descritas no trabalho.
Rascunhos- fonte- arquivo pessoal (2009)
4-Finalização e Proposta Final
Escrivaninha para criança tem suas formas mais curvas projetadas ergonomicamente. Segundo Gomes (2000), o arredondamento tem como característica marcante a suavidade que as formas orgânicas geralmente transmitem, assim a forma ganha mais presença com as formas da natureza. Cores sugeridas -Branco: que indica pureza e suavidade.Gomes (2000), a cor e a parte mais emotiva do processo visual. Possui uma grande força e pode ser empregada para expressar e reforçar a informação visual.
Organização do trabalho em função dos objetivos e da relação com o homem-usuário, observando-se o estudo das dimensões. De acordo com cada processo da fabricação.
Desenho técnico ? fonte: arquivo pessoal(2009)
Proposta final- fonte: arquivo pessoal (2009)
Conclusões Parciais
O objetivo principal deste projeto foi propor inovação do que diz respeito a escrivaninha infantil projetada ergonomicamente através de estudos. Assim a pesquisa submeteu -se à análise de mobiliário utilizando a ferramenta PDCA, podendo ser possível aplicar na prática todos os conceitos trabalhados, visando à idealização de um novo design que ajuste ás necessidades não só funcionais, mas essencialmente, às características econômicas e mais sustentáveis ao meio ambiente.Demonstrando que ao projetar um mobiliário destinado ao publico infantil é necessário observar todo o processo de fabricação, desde o rascunho no papel ate o produto final.
Referências
http://www.ergonomia.com.br.2010
http://www.abergo.org.br.2010
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2006_TR470319_8411.pdf
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/pdca/27771/
BAXTER,Mike.Projeto de Produto.2º ed. São Paulo. Edgard Blücher ltda,1998.
LÖBACH, Bernard.Design Industrial.1º Ed. São Paulo. Edgard Blücher ltda,2001