Muitos pensaram que o voo da galinha apresentado pela economia brasileira iria durar muito tempo... Ledo engano... É agora? Como continuar ostentando no facebook? Mal tivemos o gostinho de sermos consumistas como os norte-americanos e agora temos que voltar a contar os tostões e apertar o cinto. Tirar foto na frente do espelho segurando o Iphone deixando beem visível a maçãzinha tsc tsc tsc!!. E aqueles que viajavam para Nova York voltavam deslumbrados e fazendo aquelas comparações bregas no facebook do tipo: “Brasil e assim, EUA é assado” e é claro muitas fotos ilustrando “ai como estou feliz”. O facebook? Esse é o canal onde a pessoa pode descarregar toda sua imaturidade e crise existencial, uma vez que expõe tudo aquilo que gostariam de ser e de ter. 
Esse crescimento virtual do Brasil, sim porque o Brasil so surfou na onda da China e agora que a mesma pisou no freio o Brasil esta levando o maior caldo, enfim esse voo da galinha despertou em muitos a supremacia do Ter e agora, diante dessa crise e do sofrimento que ela traz, somos convidados a refletir sobre o “Ser” que habita em nós... Durante a supremacia do “Ter”, nenhuma virtude importa... O móvel das relações é o interesse imediato, é o quanto se pode angariar com esta ou aquela “amizade”, enfim, o “Ter” nunca se basta!. Durante a supremacia do Ter os juízos de valor e os julgamentos precipitados se alastram... Dificilmente paramos para analisar a condição do outro sem ali colocar um tostão da nossa soberba, despeito e arrogância. Se uma pessoa esta bem ou mal, costumamos iniciar frases do tipo, respectivamente: “ Também...(daí por diante começamos a retirar o mérito da pessoa) ou então, “ Bem feito, porque não fez como eu fiz”, então a Supremacia do Ter tem uma irmã gêmea chamada a Supremacia do “Eu”. 
Na verdade a crise atual é a materialização da crise moral que passou a dominar as pessoas... A inversão de valores, a sensualidade sem limites travestida em virtudes pela mídia que tanto se esforça para fazer uma lavagem cerebral nas pessoas incautas, o que não é difícil, uma vez que já estão todas mais ou menos hipnotizadas pelo “eu”, pelo consumismo, pelo imediatismo... Pelo “Ter”!...O “Ter”...O Capital!!! Então, não adianta a jogar a culpa somente no governo, pois a corrupção é endêmica ao povo brasileiro, pois vira e mexe se encontra alguém querendo levar vantagem em alguma coisa como, comer coisa escondido no supermercado, carteira de motorista falsa, pegar caneta na empresa, receber vale transporte sem necessidade... Ihh! A lista é longa! A crise esta convidando a uma reforma moral geral, não somente uma reforma politica, mas reformas profundas nas pessoas deste país e não adianta postar frasezinhas da Clarisse Lispector ou de qualquer outra personalidade iluminada e nós continuarmos no escuro da ignorância tentando mostrar o que não somos, o que não pensamos ou como não agimos de fato.