Georges Bizet
Paris
1875

Carmen

A ópera ?Carmen? é intitulada assim por causa de uma andaluza bela e que tem uma mentalidade muito além do seu tempo; uma cigana que revolucionou o modo de pensar e agir num período em que estourava a revolução na Europa, ela como revolucionária convicta lutou pelo amor e pela liberdade, no entanto deixa o amor do capitão da guarda espanhola pelo seu espírito de liberdade.

Com seus ideais pulsantes Bizet eterniza a sua célebre frase:

?O amor é um pássaro rebelde que ninguém pode aprisionar. ?

O espírito de liberdade é que impulsiona a personagem andaluza, fortalece os ideais da liberalização feminina, por isso ela torna-se sinônimo de emancipação e de liberdade feminina referente aos modos e costumes das mulheres espanholas. E o amor é parte da vida e não uma prisão, desse modo Bizet relata que Carmen pensa sobre o amor.

? O amor é um menino cigano que nunca conheceu a lei; se não me amares, eu te amarei, se eu te amar, cuidado!?

Como toda mulher que teve uma ideologia muito além do seu tempo sofreu muitas sanções de sociedade andaluza em prol de seu pensamento de liberdade e de pureza na natureza do espaço social sem clausuras e amarras das convenções sociais em que vive, no qual reluz o seu estado de espírito ao dizer:

? O meu coração é livre como o ar, ?
? Quem quer a minha alma? Ela está livre! ?
? Não tenho medo de nada. Carmen nunca cederá!
? Nasceu livre e livre morrerá! ?

Carmen revolucionou não só no modo de pensar, mas também na maneira como se comporta, age e vive mesmo no mundo em que a sociedade é maciçamente machista e hipócrita.
Ela aflorou na sociedade o desejo pelo ideal de liberdade e amor por aquilo que acredita e acima de tudo que lutasse por ele, tornando realidade o desejo e as conquistas por algo melhor.


Feito por Ronye Márcio
Em 06 de Janeiro de 2010
[email protected]