A eficiência de uso de nutrientes

Esse pequeno texto tenta expor o conceito de eficiência de uso de nutrientes para os alunos de ensino médio e demais interessados.

Os nutrientes são solutos que são essenciais a vida dos organismos. Eles usam esses elementos químicos no seu metabolismo para poder se desenvolver e crescer.

Quando se trata de plantas e nutrientes, muitas vezes usa-se o termo eficiência de uso de um dado nutriente, por exemplo, de nitrogênio. Assim, é comum ouvir falar na "eficiência de uso de nitrogênio". Mas, o que isso quer dizer?

Para crescer, as plantas precisam fazer fotossíntese. O processo fotossintético ocorre somente na presença de luz, dióxido de carbono (CO2), água e nutrientes. Esses são os ingredientes básicos para que uma planta possa cse desenvolver e crescer. Ao crescer, ela retira dióxido de carbono da atmosfera e o transforma em moléculas orgânicas. Com isso, ela passa a produzir moléculas que farão parte do seu corpo. Nesse sentido, a quantidade de moléculas orgânicas produzidas por unidade de nutriente utilizado para a fotossíntese é chamada de eficiência de uso de um dado nutriente. Por exemplo, comparando-se duas plantas, se para a "planta 1", cada quilo de nitrogênio aplicado no solo por meio da adubação produz cerca de 3 kg de biomassa e para a "planta 2", cada quilo de nitrogênio aplicado ao solo por meio da adubação produz cerca de 5 kg de biomassa, então diz-se que a "planta 2" é mais eficiente no uso do nitrogênio.

Como seria possível medir essa eficiência? Utilizando-se dois vasos idênticos, preenchidos com terras com fertilidade também idênticas. Selecionando-se duas espécies de planta, e adicionando-se, a título de exemplo, a mesma quantidade de nitrogênio em ambos os vasos. Admitindo-se que as duas plantas absorveram a mesma quantidade de nitrogênio adionado ao solo, aquele vaso que apresentar a planta com maior biomassa, será aquele que terá maior eficiência de uso desse nutriente. Do ponto de vista agrícola e ambiental, é muito interessante que as culturas tenham alta eficiência de uso de nutrientes, pois, dessa forma, elas conseguem produzir grande quantidade de biomassa sem grandes aplicações de nutrientes via adubação. Isso traz menores custos para o agricultor e também beneficia o ambiente uma vez que menos nutrientes são adicionados ao solo, podendo afetar a qualidade das águas, por exemplo.

Para se ter idéia, florestas tropicais, de uma maneira geral, são compostas por espécies vegetais com alta eficiência de uso de fósforo, uma vez que esse elemento, normalmente, é muito escasso no solo das regiões tropicais.

Figura 1. Florestas tropicais, geralmente, são constituídas de espécies vegetais com alta eficência de uso de fósforo (P).

Assim, em termos simples, a eficiência de uso de um nutrientes é a quantidade, em termos de massa, de moléculas orgânicas que conseguem ser produzidas na fotossíntese por unidade de nutriente absorvido pela planta.

Preparado a partir de:

VITOUSEK, P.M. Litterfall, nutrient cycling, and nutrient limitation in tropical forests. Ecology, v.65, p.285-298, 1984.