A CADEIRA THONET 14, UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO DESIGN

Fernanda Kriger
RESUMO:

Para se obter um maior conhecimento sobre o objeto de estudo, a cadeira Thonet 14 e sua relação com o Design foi realizada uma pesquisa sobre as bases deste movimento e em específico sobre a contribuição de, designer que atuou fortemente dentro da estética Pop, e que tem seu nome como um dos mais talentosos designers deste etilo até os dias atuais. O tema desta pesquisa, portanto, é a cadeira Thonet modelo 14, contemplada por análise sob cinco óticas diferentes dentro do estudo do design, que perfazem entre si, elos que nos trarão ampla compreensão sobre este objeto de estudo. São delimitações do tema: o papel da cadeira em períodos da história da arte, funções básicas da cadeira Thonet 14 como produto industrial, análise ergonômica da cadeira Thonet , a Representação Gráfica da cadeira Thonet 14 e inovações tecnológicas na fabricação da Thonet 14.
O desenho metodológico traçado para este projeto de pesquisa, norteia-se pela intertextualidade no que compete ao discurso histórico-contextual, e também pela análise visual de um exemplar do objeto de estudo.
Neste contexto, buscar-se-á referências bibliográficas em livros e sites de referência, além de análise visual de um exemplar do objeto de estudo.

Palavras-Chave: thonet, design, cadeira.


1.INTRODUÇÃO

Trazemos para discussão A importância da cadeira Thonet 14, que surge como revolução do processo industrial, em um momento histórico onde os paradigmas entre artesanato e produto industrial ganham muita força. Neste contexto histórico, Thonet consegue com sua técnica inovadora conciliar arte e padronização.
Este novo conceito de produto transcende a idéia de que produto industrial nada tem a ver com design, ao contrário, a cadeira Thonet 14 une em seu projeto a produtividade estandarizada e em massa com um design refinado e atemporal.


2.DOS FATOS

A analise da cadeira Thonet modelo 14, sob cinco óticas distintas, que engloba conceitos básicos de design, ergonomia, história da arte, representação gráfica e processo produtivo, permite uma nova e ampla perspectiva sobre este ícone do design.
A partir destes propósitos, esta pesquisa toma como base um levantamento bibliográfico sobre design, mais especificamente sobre a cadeira Thonet 14 e se estrutura em sete capítulos, todos com fundamentação teórica.
O capítulo introdutório aponta, através do levantamento do problema e das hipóteses, os objetivos pretendidos com esta pesquisa. Trás ainda, um breve histórico sobre o objeto de estudo.
O segundo capítulo busca na história da arte, fundamentação teórica sobre a relevância do produto cadeira e seu papel representativo para a humanidade, bem como a representação gráfica deste objeto nos períodos investigados.
O terceiro capítulo aborda diretamente a funcionalidade do objeto como produto industrial e de design, analisando suas funções práticas, estéticas e simbólicas.

No quarto capítulo, apresenta-se a análise dos aspectos pertinentes à ergonomia física, justificando a conformidade ou não do objeto de estudo em relação aos itens assento e espaldar.
O quinto capítulo busca entendimento sobre a representação gráfica da cadeira analisada e sua importância no contexto do produto desde sua criação até os dias atuais.
No sexto capítulo, descreve-se o processo de modelagem e a técnica de fabricação da referida cadeira e apresento o passo-a-passo da confecção de um modelo em escala 1:10 da cadeira Thonet 14.
De forma conclusiva, o sétimo capítulo apresenta as considerações finais desta pesquisa.

3.CONCLUSÕES

Dieter Rams, designer da Braum, comenta no documentário Objectified de 2009, que o bom design deve obedecer dez regras principais:
1º Bom design é inovador.
2º Bom design faz o produto ser funcional.
3º Bom design é estético.
4º Bom design nos faz entender um produto.
5º Bom design é discreto.
6º Bom design é honesto.
7º Bom design é durável.
8º Bom design dura até o último detalhe.
9º Bom design preocupa-se com o meio ambiente.
10º Bom design é o mínimo de design possível.

Estes conceitos sintetizam o que se espera de qualquer produto industrial.

Thonet inovou o conceito de criação de seus produtos, seja no aspecto do material e processo produtivos, seja na forma e ergonomia de seu produto. Ele soube buscar os recursos necessários para criar o conceito de uma cadeira desmontável, estandarizada, ergonômica e esteticamente simples, funcional e bonita.

Mesmo antecedendo Dieter Rams e seus conceitos, Thonet aplicou todos eles na criação da Thonet modelo 14, este fato promove o entendimento de que estes conceitos devem realmente permear os objetivos de qualquer designer, esteja ele inserido no contexto do princípio da revolução industrial, como Thonet, ou no contexto atual em que vivencia-se a globalização dos processos industriais.


4.BIBLIOGRAFIA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 12666: Móveis. Rio de Janeiro: 1992.

BLAKEMORE, Robbie G. History of Interior Design and Furniture: from Ancient
Egypt to Nineteenth Century Europe. Canada: Wiley Publishers, 1997.

BÜRDEK, Bernhard E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: E. Blucher, 2006.

DE MASI, Domenico (Org.). A emoção e a regra: os grupos criativos na Europa de 1850 a 1950. 7. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1999.
FIELL, Charlotte, FIELL, Peter. 1000 chairs. Itália: Taschen, 1997.

FIELL, Charlotte, FIELL, Peter. Design do Século XX. Alemanha: Taschen, 2000.

GOMBRICH, E. H. A historia da arte. 16. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, c1999.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 3ª Edição. São Paulo:
Editora Atlas SA, 1993.

GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.

GOMES, J. F. Ergonomia do objeto: sistema técnico de leitura ergonômica. São Paulo: Escrituras, 2003.

HESKETT, John. Desenho industrial. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1997.

IIDA, Itiro. Ergonomia, Projeto e Produção. 4.ed. São Paulo: Editora Edgard
Blucher, 1997.

LÖBACH, Bernd. Design Industrial. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 2001.

MANCUSO, Clarice. Arquitetura de interiores e decoração; A arte de viver bem. 6a Edição ? Porto Alegre: Sulina, 2007.
MORAES, Dijon de. Limites do design... 2 ed. São Paulo: Studio Nobel, 1999.

MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

PANERO, Julius, ZELNIK, Martin. Human Dimension & Interior Space: a source book of design reference standards. Nova Iorque: Watson-Guptill Publications, 1979.

PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo. Ética: 2000.