A nova novela das 21h (horário de Brasília), Amor à Vida, que estreia nesta segunda-feira, 20, pode ser a primeira a ter um beijo gay masculino. Além do possível beijo, a trama de Walcyr Carrasco promete ser ‘assunto da vez’ com a presença de um vilão gay, o ambicioso Félix. interpretado por Mateus Solano. “Estou odiando o politicamente correto. Eu quis romper com essa coisa politicamente correta”, afirmou o autor durante a festa de lançamento da novela. A “coisa”, explicou ele, seria a bondade habitual dos homossexuais em ficções televisivas.

Os atores Marcello Antony e Thiago Fragoso deverão ser os primeiros a protagonizarem um beijo entre dois homens nas novelas brasileiras. Ambos terão papel de destaque. Na trama, Eron (Marcello Antony) é um bissexual, um personagem que nunca foi feito na TV. O ator adianta que “a novela vai abordar vários temas, mas que a homossexualidade, do jeito que está colocada, vai mobilizar bastante a população para se discutir isso”. Além disso, o casal vai servir a uma discussão envolvendo adoção por casais homossexuais e o uso da ‘barriga de aluguel’.

Walcyr Carrasco, autor estreante no horário nobre da emissora, ressalta que esse tema está em Amor à Vida porque “a gente vê na realidade”. Walcyr já propôs essa conversa em um livro infantil de sua autoria, intitulado Meus Dois Pais. Porém, na telenovela, o autor parece rejeitar  o rótulo de militante da causa. “Eu não sou um autor que paro para dar recados. Tenho que ser conhecido pela minha obra, não por bandeiras desfraldadas”, esclarece.

Quanto ao vilão Félix, Walcyr é mais categórico: “as pessoas que não vivem plenamente quem elas são tendem a ter uma amargura. O personagem expressa essa amargura de não poder ser quem desejaria ser”. Na trama, o personagem de Mateus Solano é casado com uma mulher, Edith (Barbara Paz), mas se encontra com outros homens às escondidas. Reprimido por si mesmo, Félix desconta sua frustração nos outros.