Qual o objetivo de utilizar uma rede social? Mostrar as pessoas que você tem um namorado novo, apenas com a intenção de provocar seu ex? Mostrar aos outros que você freqüenta restaurantes caros enquanto a maioria que convive com você vai a bares e restaurantes comuns? Mostrar que você tem um carro novo? Postar milhões de frases de causa e efeito que nem se quer ao menos se dá o trabalho de absorver aquilo para você mesmo? Humilhar alguém? Mostrar seu corpo definido? Mostrar as pessoas o quanto você é solitário? Enfim, poderia passar a tarde inteira escrevendo mais e mais questionamentos, mas com que intenção você simplesmente clica em um botão, com sinal de positivo, e diz que curtiu alguma coisa? O que isso representa para você? Será que alguém realmente se importa se você está curtindo ou não alguma coisa?

A meu ver isso está se tornando uma doença. É algo robótico canalizado por um meio de comunicação que de vez nos prover conhecimento está nos afogando em um mar de autodestruição. Por onde você olha, seja no ônibus, nas ruas e principalmente no trabalho, cada vez mais aparelhos com tecnologia de ponta tomam conta das mãos de cada cidadão. Não sou um julgador, porém é obvio que as pessoas se tornam dependentes disso, como uma droga, você utiliza sem saber as verdadeiras causas que em longo prazo isso pode gerar, mas ao deixar aquilo tomar conta de você é onde ocorre a entrega por completo. Sinceramente, não vejo mais do que pessoas alienadas em suas vidas limitadas, porque, vejamos... O que eu poderia fazer para ajudar alguém através de uma “curtida”? Ou então, o que eu ganharia em ficar bisbilhotando a vida do outro. Se você respondeu Nada para as perguntas acima, então temos um pensamento similar.

De fato as pessoas tem se isolado cada vez mais em seus “*Celumundos”. Aparelhos portáteis, como tablets e smartphones, que provem acesso fácil as redes sociais são os grandes vilões. Claro, o problema não é de quem fabrica e sim do próprio utilizador que acaba limitando o uso do seu próprio aparelho com um único fim. Antigamente, você andava na rua e esbarrava em alguém e não se preocupava se derrubaria o celular, pois quase ninguém utilizava tanto quanto hoje, mas se por agora ocorrer o mesmo é capaz de você levar um tiro, coisa do tipo:

- Ei, eu estava no gtalk falando com fulano de tal!

- Ei, eu tava postando algo no Facebook. Que droga!

Isso se der tempo de falar, pois um aparelho desses cair no chão se desmonta por completo.

Voltando ao assunto, o que habitualmente costumamos ver em redes sociais são pessoas exibindo suas particularidades que podem prejudicá-las em contextos pessoais tais como trabalho, casamento, namoro e relacionamento com amigos. Qualquer coisa postada pode ser usada contra você. Daí entende-se que uma rede social nada mais é do que:

“Cuide da minha vida à vontade! Eu não me importo! Se me importar, vou postar várias frases para te atingir, ou melhor, vou te deletar e ainda denunciar seu perfil para que você fique bloqueado!”

Já houve casos de pessoas que perderam seus empregos, acabaram destruindo seus casamentos, suas amizades e mesmo assim continuam firmes nas teias de aranhas sociais, porém, creio eu, com o objetivo de manter sua própria existência, ou seja, manter sua própria auto-estima. Como citei talvez tudo o que é postado com um determinado objetivo pode ser usado contra você, é o poder de autodestruição que uma simples página pode te dar.

Seria legal então chamarmos de Página Pokémon. A tendência dela é capturar pessoas, aprisioná-las em suas pokepáginas e posteriormente fazê-las evoluir para um estado de transe e inércia. O estado mestre é quando você deixa o uso delas afetar sua vida, seu comportamento diante de determinadas situações.

Pessoas adicionam 1 milhão de pessoas desconhecidas com qual razão se não falam com nenhuma delas? Nem se quer para deixar um recado de bom dia ou coisa do tipo? Lembrando que em nenhum momento estou julgando quem faz ou deixa de fazer isto, mas soa como: estou colecionado pessoas. Para que? Para dizer que sou popular? Para me encontrar com essas pessoas e sair, de repente começar uma amizade ou simplesmente cair na gandaia e fazer o que quiser com ela? Sim, é possível pessoas adicionarem outras apenas com o intuito de fazer sexo. Literalmente é como se você estivesse se vendendo, fazendo uma propaganda de algo que muitas vezes não chega a ser real. Porque a internet te dá o poder de ser outra pessoa, te dá o poder de fazer o inimaginável.

Atualmente, temos mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo e a tendência é só aumentar. Então, deduzo que um simples texto como este no máximo pode gerar um pequeno impacto em não utilitários de Redes Sociais, mas para a grade massa isso vai soar como: este cara não sabe o que ta dizendo, ele não tem rede social, ele não é feliz e etc...

Lembrar que o uso da rede social pode ser saudável é relevante, mas ultimamente não é esta a idéia que ela está transmitindo.

*Celumundos: Quis dizer que o celular se torna um mundo para as pessoas. Hoje, em qualquer local, só se encontram mais e mais aparelhos celulares até nas mãos de crianças. As pessoas não piscam, não olham nem para o lado.