SOU CONTRATADA SIM E DAÍ.

Ainda muito novinha, sonhava em ser professora,

Ficava observando as minhas com tanto orgulho,

E pensava, um dia serei eu que ensinarei.

Ainda cursando a sexta série entre quatorze anos iniciei meu sonho de menina numa sala multisseriada é ensinava para quatro séries diferentes, como eu fazia aquilo realmente não sei, simplesmente fazia e para mim já estava muito bom.

Era a caçula entre todos os outros professores da época, era feliz.

E durante meus estudos jamais pensei em outra profissão que não fosse a de professora, pensava em mudar o mundo, as pessoas.

É a minha graduação sem dúvida nenhuma foi  pedagogia, por opção, escolha.

Foi então depois de já formada que começou minhas indagações, dúvidas, primeiro o não reconhecimento, que todos nós professores merecemos,  afinal todas as outras profissões passa primeiro por nós, inclusive o presidente a maior autoridade o país.

Depois a má remuneração, que é decepcionante para não dizer vergonhosa, então você pensa vou fazer uma pós graduação que além de manter-se informada sobre os acontecimentos de nossa área vem aí um pequeno aumento de salário, doce engano, pois para o “professor contratado”, é só para o “contratado” pós graduação não conta, aliás eu tenho três e não me pagam um centavo a mais por nenhuma delas.

Para que eu me aperfeiçoe para que as crianças do meu município tenham uma professora qualificada a altura do que nossas crianças merecem e necessitam, aliás no ano passado foram em torno de trezentos na mesma situação, pois concurso público já faz algum tempo que não tem.

Há e as humilhações pelas quais passamos não termina por ai não, você passa por um teste seletivo que este até acho justo, aliás este ano será o meu quinto, você passando na redação é preciso fazer o teste psicotécnico, este em grupo e a todo momento o psicólogo nos apressando para terminar logo, se você passar depois de alguns dias aguardando o resultado e esperando que vão te ligar mas não ligam, daí você é encaminhada a um médico para o exame de admissão e depois de aguardar mais tantos dias e tantos desgastes físico e emocional, os inúmeros documentos que é preciso providenciar isto todos os anos igual então marcam o dia para assumir sala de aula.

Porém os problemas não param por ai não, ao chegar à instituição a qual você foi encaminhada começa o preconceito por você ser contratada, entre eles cito: ameaça, (olha lá se você não fazer isto ou aquilo cuidado você não esqueça que é contratada), cuidado, que você é (contratada), em uma votação onde ganha a maioria, (olhem lá hem, as contratadas vão ter que repor o dia se caso ganhar para a paralisação), e assim por diante se for citar todas não termino este desabafo.

Aquelas que conhecem os seus direitos algumas rebatem, colocam sua posição a respeito, porém aquelas que não sabem seus direitos ou tem medo, aceitam tudo de cabeça baixa.

Já vi muito no decorrer de minha carreira, isto acontecer e olha é humilhante para quem estuda tanto e está ali pelos seus méritos ter que ouvir e não poder fazer nada, simplesmente porque não há ninguém que olhe por nós “professores contratados”.

Mas apesar de todas as decepções e são muitas, ao entrar na sala e ver o sorriso dos seus alunos, você precisa acreditar que um dia isto pode mudar.

E enquanto não mudar  eu respondo: sou contratada sim e daí.