Que o mundo está se tornando cada vez mais conectado, isso todos sabem e basta analisar nas ruas ou no Metrô o número de pessoas que utilizam smartphones diariamente. Uma nova realidade que também traz à tona a necessidade de um debate mais sério por parte da sociedade sobre quais serão os limites que deverão existir nesse universo.

Basta imaginar que antes a computação existia para você e agora, com vemos em exemplos do Google, ela existe em você e com você. São novos parâmetros que nos fazem refletir que embora não existam hoje barreiras práticas, a necessidade do debate se faz presente.

O mundo ainda busca produzir leis adequadas que sirvam para a internet, algo que de certa forma já vem ocorrendo. Mas a verdade é que ainda é tudo muito incipiente e em construção. Acredita-se que com o tempo novas leis possam surgir para suprir essas novas necessidades. Algo que profissionais da web, sejam de criação de sites ou produção de conteúdo devem estar atentos.

Os avanços que a internet trouxe para humanidade, certamente são maiores que as mazelas. São benefícios que foram conquistados sem guerras ou sangue, por isso, discutir melhorias e limites e não penalizar com exclusões é o melhor caminho.

Os avanços tecnológicos seguirão e isso irá gerar novas e boas ferramentas. A sociedade conectada capacita pessoas a criarem conjuntamente soluções para diferentes problemas. E isso é bom.

Hoje, pessoas se juntam em grupos na internet por terem as mesmas afinidades, gostos e necessidades. Um brasileiro pode se identificar com uma pessoa da Austrália justamente por isso, ao invés de alguém que está ao lado dele.

O futuro da internet está sendo desenhado agora, com você e comigo na internet. Basta esperar para ver onde ela poderá chegar. Espero estar lá para ver e aproveitar