Sequencias de acordes de violão
Publicado em 25 de dezembro de 2009 por Oskar Riogrande
Há sequencias ou progressões de acordes usados constantemente em gêneros musicais populares, como sertanejo, romantico e outros.
As sequencias em geral obedecem um padrão conhecido, ou seja, um "caminho". Explicando melhor:
Uma determinada música é executada na tonalidade Dó maior (C). Se tiver somente três acordes, uma sequencia lógica seria C, F, G. Esta é uma sequencia que leva a canção "de volta para casa", ou melhor, de volta ao primeiro acorde (C), que dá nome à tonalidade da música.
Esta peculiaridade da música pode ser facilmente observada. A sequencia de acordes, não importando quantos são, sempre leva a canção de volta ao acorde inicial.
Entretanto, um principiante pode enganar-se ao analisar uma música com mais acordes. Encontrando acordes diferentes no meio do caminho, a coisa parece ficar mais complicada. Mas não é assim. Tudo tem sua explicação, sua lógica.
A explicação para as sequencias, está na escala musical. Tomemos por exemplo a escala de Dó maior (C):
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |
C | D | E | F | G | A | B | C |
Seguindo a numeração das notas da escala, teríamos, na sequencia acima mencionada:
1 - C
4 - F
5 - G
Uma sequencia 1, 4, 5. Bastante utilizada em diversos generos musicais.
Suponhamos que você encontre uma sequencia assim:
C, Am, F, G
Tudo a ver com a escala, sem dúvida. A numeração seria:
1, 6m, 4, 5
E porque o acorde Am? Porque é o acorde relativo de C, porque a escala de Am possui as mesmas notas da escala de C.
Da mesma maneira, você poderia encontrar os acordes relativos de F (Dm) e de G (Em).
Outra sequencia possível:
C, G, F, Dm, G ou 1, 5, 4, 2m, 5
Enfim, não há regra definida para uma sequencia em uma música. Entretanto, alguns padrões estarão sempre presentes. E os acordes raramente fugirão da escala da tonalidade da música, a menos que haja uma variação de tonalidade, ou fatores mais complexos, normalmente não aplicados à música popular.
Outro fator que pode confundir um pouco a clara visualização da lógica na sequencia de acordes, é a inclusão de acordes com variações. Entretanto, olhando-se "mais de perto", é possível identificar a presença da sequencia básica. Tomemos como exemplo a seguinte sequencia:
C, G/B, Am, Dm, G11, G7
Você pode reparar que, mesmo com as variações nos acordes, a sequencia básica seria:
1, 5, 6m, 2m, 5, 5
Repare também, que o acorde Ré menor (Dm) está "substituindo" Fá maior (F), ou seja, a sequencia 1, 4, 5 está presente com uma ligeira modificação.
ATENÇÃO: As modificações feitas nos acordes que não o que dá nome à tonalidade, referem-se à própria escala do acorde. Por exemplo: no acorde G7, aplica-se a sétima nota da escala de sol menor (Gm). Não confundir com a numeração da escala da tonalidade com que se está trabalhando!
Lembre-se também que utilizando a numeração da sequencia conforme a escala, você facilita o transporte de tonalidade. Por exemplo:
Tonalidade = C
C, Am, F, G ou 1, 6m, 4, 5
Transportar para G
G, Em, C, D
Examinando músicas conhecidas, você poderá encontrar diversos padrões de sequencias de acordes. Conhecendo estas sequencias, torna-se cada vez mais fácil compreender o acompanhamento de novas músicas.
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