Roque Santeiro” foi mais uma das novelas da Globo que lideraram em audiência tanto no Brasil quanto no exterior. A novela marcou época. Seu sucesso foi tamanho que em países como Portugal, crianças nascidas durante a exibição da novela recebiam nomes das personagens. Em Angola, Roque Santeiro virou nome de praça, viaduto e ruas. Sem dúvida, foi uma das novelas mais marcantes de todos os tempos.

Produzida pela Rede Globo e exibida de 24 de junho de 1985 a 22 de fevereiro de 1986, a novela teve 209 capítulos. Foi escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, baseada no original do próprio Dias Gomes, a peça “O Berço do Herói”. No elenco destacaram-se José Wilker, Regina Duarte, Lima Duarte e Armando Bógus.

Para quem não lembra a história, um resumo da novela: ácida sátira à exploração política e comercial da fé popular, o folhetim marcou época apresentando uma cidade fictícia como uma representação do Brasil. A cidade é Asa Branca, onde os moradores vivem em função dos supostos milagres de Roque Santeiro, um coroinha e artesão de santos de barro que teria morrido como mártir ao defender a cidade do bandido Navalhada. O falso santo, porém, reaparece 17 anos depois, ameaçando o poder e a riqueza das autoridades locais. Asa Branca também fica agitada com a chegada de Matilde, que monta o mais famoso dos quatro hotéis da cidade, a Pousada do Sossego, e traz duas dançarinas do Rio de Janeiro, que vão dançar em sua “Boate Sexus”, enfrentando a oposição das beatas da cidade. Também chega à cidade a equipe que vai filmar o longa-metragem “A saga de Roque Santeiro”.

Durante a primeira exibição, a novela obteve um dos maiores índices de audiência da televisão brasileira. Foram registrados incríveis 98 pontos no capítulo 143, segundo o Ibope. No capítulo final foi registrada uma média de 90 pontos, uma das maiores médias já alcançadas. Quando foi reprisada pela primeira vez, em 1991, a audiência foi satisfatória.