"Ricardo Gomes diz que tem pressa para conquistar o campeonato nacional"


Me lembro bem deste título escrito em um popular jornal do estado de São Paulo.Pois bem,gostei muito quando li,senti um pouco da personalidade de outros grandes ídolos do tricolor que alem de grandes boleiros foram e são grandes personalidades e profissionais!

 

O São Paulo Futebol Clube nasceu grande,e dizer isto é chover no molhado e esta grandeza não nasceu e cresceu de forma sozinha e de repente e não é segredo pra ninguem que este mesmo clube que tanto cresceu é talvez o maior a possuir dirigentes,comissão técnica e funcionários como ídolos no Brasil e não duvido nada na América Latina.

 

Espero conseguir explicar este crescimento através de algumas personalidades,infelizmente não pude ver todos em ação,mas as historias,os feitos e os legados deixados sobreviveram ao desafio do tempo,tarefa nada fácil,principalmente em um país onde a memória e a história não são nada valorizados.

 

Vou começar pelo óbvio,o homem que fundou o grande São Paulo Futebol Clube,um homem do bem e principalmente um homem honesto e trabalhador como qualquer outro que mesmo nas dificuldades não deixou o tempo passar e colocou em prática o que muitos diziam ser metas dificeís e impossiveis.Estou falando do tenente Porphírio da Paz! Para os desavisados que não sabem ele foi o compositor do hino oficial do clube.Compôs um hino com fortes sentimentos patrioticos a um clube, e com lágrimas nos olhos e a dor de perder seu lar mas com sentimento de que está fazendo o certo.

 

O São Paulo Futebol Clube antes era o glorioso São Paulo da Floresta,que foi fundado através da união de outros dois grandes clubes esportivos e sociais da época,o Club Athlético Paulistano e o Associação Atlética das Palmeiras.Mas o tricolor da Floresta durou apenas de 1930 ao fim de novembro de 1935 pois as conseqüencias da grande crise de 1929 ainda derrubavam os clubes esportivos,até mesmo os já populares Corinthians e o Palestra Itália.

 

Porphírio,um são paulino doente e fervoroso que viu grandes craques como Friedenrich jogarem com a camisa do seu time ficou inquieto e lutou até o fim,reunindo verbas e ajudas para remontar o clube,rebatizando então de São Paulo Futebol Clube em 16 de dezembro de 1935,depositando toda sua garra e paixão ao clube que para ele melhor definia a mega capital paulista fazendo até que ficasse com dívidas e enfim tristemente foi despejado de seu lar cantarolando seu amor tricolor.

 

A grandeza do clube e dos feitos do Porphírio da Paz foram sendos passados ao longo dos tempos para outros personagens emoldurados no museu do clube,como o único jogador da década de 60 que brecava e impedia o futebol genial do rei Pelé,o inesquecível Roberto Dias , que amargurou um tempo sem títulos devido a construção do estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente mais conhecido como Estádio do Morumbi. Estádio este que foi erguido pelo então presidente Laudo Natel que assim como outros grandes presidentes e dirigentes do clube inovaram e deram uma aula em como se administrar um grande e popular clube de futebol. Laudo com sua firmeza e convicção dizia: "Quero que meu time não seja apenas lembrado por onze jogadores e um uniforme mas também por uma grandeza tambem fora das quatro linhas" e assim priorizou a renda do clube para a construção da então casa própria,o estádio parecia só gerar despesas e dívidas na época,mas Laudo teve a firmeza de manter o projeto até o fim, e provavelmente ele sabia que este mesmo projeto que por muitos eram tachados de "loucura" de Laudo dariam resultados gigantescos a cada ano para os cofres do clube.E foi dito e feito!Maior estádio particular do mundo!

 

Outro que merece ser lembrado é Telê Santana. O técnico injustiçadamente foi chamado durante toda sua vida futebolística de "pé frio", e quer saber o por quê? Porque perdeu duas copas! Não é dfícil perceber que um campeonato de futebol com o porte de Copa do Mundo para que seja conquistada é preciso muito trabalho e talento. Pois é, Telê fez tudo com maestria e honestidade,e detalhe,além de ser um elenco forte e vitorioso era tambem brilhante.E nem mesmo as seleções vencedoras das copas de 1958,1962 e 1970 tinham um futebol com uma coletividade tão perfeita.Não é atoa que os torcedores brasileiros em sua grande parte define como as duas melhores seleções da história (1982 e 1986). A minha explicação pela fama de pé frio de Telê Santana é a de que ele foi vítima da sua própria criação.Ele criou uma seleção quase perfeita e como perfeição não existe infelizmente fomos eliminados nas duas copas.

Mas foi no São Paulo que ele apagou sua má fama,ele pegou um clube mediano em 1990,e daí até meados de 1996 ganhou 22 títulos,entre os principais e mais famosos estão: 2 Campeonatos Paulistas, 1 Brasileiro , 2 Libertadores , 2 Mundiais , 2 Recopas Sul Americanas e 1 Supercopa da Libertadores.

Mas nenhuma equipe mega campeã consegue seus objetivos sem esforços,esforços que não foram poupados pelo treinador Telê, que exigia ao máximo de seus jogadores,mas sempre com muita arte,um futebol onde se ganhava e mostrava a sua superioridade ao seu adversário.

Entre as figuras que seguiram o profissionalismo do Telê de perto estavam o auxiliar técnico e ex jogador do clube Muricy Ramalho e os jogadores Raí e Rogério Ceni.



Muricy nunca escondeu seu amor pelo clube que jogou desde os 12 anos de idade,sendo campeão paulista três vezes e campeão brasileiro pela primeira vez com o time em 1977.Por pouco não foi a copa de 1978 devido a uma lesão no joelho.

 

Sua carreira como treinador foi talvez até mais brilhante do que dentro de campo.Como auxiliar de Telê Santana assumiu a equipe do São Paulo em 1994.Com a folga do time titular de Telê devido ao grande numeros de torneios participados o time foi escalado para a Copa Comenbol (Sul Americana nos dias atuais) com jovens da base,se sagrando campeões com uma belíssima vitória em cima do tradicional Peñarol do Uruguai.

 

Voltou ao clube em 2006 e permanecendo até o meio do ano de 2009 se tornando o primeiro técnico brasileiro a ser tri campeão consecutivo com o mesmo clube e entrando para a história do São Paulo como o técnico do primeiro tri consecutivo de sua história.

 

Destaque para o título de 2008,no qual esteve 11 pontos atrás do então líder Grêmio e com as dificuldades de possuir em mãos um elenco abalado pela eliminação do torneio preferido dos torcedores,a Libertadores da América. Foi um técnico exemplar,trabalhou duro e arrancou no segundo turno do campeonato se sagrando campeão no final de forma brilhante.

 

Entre os comandados estava Rogério Ceni,por muitos incontestávelmente o maior ídolo do clube,atuando em quase 900 partidas em um pouco menos de 20 anos de carreira no mesmo clube.Algo raro no mundo do futebol cada vez mais influenciado pelo dinheiro e pela carreira sem amor a um clube mas com salários altissimos.

 

Ele não é apenas um ótimo goleiro,ele sabe usar os pés como ninguem.

 

Esse talento com os pés foi descoberto por Muricy Ramalho nos treinos.Foi fruto do esforço do goleiro que durante toda a sua carreira foi o primeiro jogador a chegar para treinar e o último a ir embora.Esforço de Rogério com a audácia de Muricy deu resultado em 2006,quando o gol de numero 63 fez com que o arqueiro-artilheiro entrasse para o Livro dos Recordes como o goleiro com mais gols feitos.

 

Rogério teve a honra de crescer no São Paulo ao lado do ídolo e meio campista Raí , com quem tem uma grande amizade e grande respeito até hoje.

 

Raí,o irmão mais novo de Sócrates,ídolo do Corinthians chegou ao São Paulo após arrebentar em outro tricolor,o de Ribeirão Preto,o Botafogo.Chegou em 1986,fez parte dos "Menudos do Morumbi" que se sagrou o clube como bi campeão brasileiro em 1986 mas o bom futebol do craque só apareceu pra valer na Era Telê Santana (1990 a 1996).Raí em sua primeira passagem conquistou 2 brasileiros, 3 paulistas ,2 libertadores , 1 mundial e 1 recopa sul americana.



Foi vendido ao clube francês Paris Saint Germain e novamente se tornou ídolo de forma incontestável,ganhando muitos titulos e fazendo que o futebol francês ganhasse notoriedade pelo mundo todo antes mesmo da conquista da copa em 1998 pela seleção de Zidane no país sede.

 

Voltou em 1998 para as finais do campeonato paulista,fazendo gol no rival Corinthians e ajudando o clube a ganhar mais um titulo,este que pra min foi emocionante e o mais marcante.

 

Ganhou tambem o paulista de 2000 e se aposentou deixando saudades em todos aqueles que viram a camisa 10 do São Paulo ser tão bem representada pelo Raí assim como fizeram no passado Pedro Rocha,Gerson,Silas e vários outros.

 

Agora chego onde quero com este post.....

 

Raí apresentou Ricardo Gomes ao São Paulo em 2009 para o posto de técnico após a saída de Muricy Ramalho.

 

Raí e Ricardo jogaram juntos na França e foi lá que Ricardo fez sua carreira como treinador,ganhando 2 campeonatos franceses, 1 copa da França , 1 copa da liga da França e levou o Paris Saint Germain a uma final inédita da Champions League.Resumindo....ele não foi contratado pelo São Paulo sem motivos.



Muitos não acreditaram nele,diziam que ele seria um tapa-buraco ou então iria no máximo conseguir uma vaga para a Libertadores da América,porem com seu trabalho sério tirou o time de uma posição incomoda,um 16° lugar não condizente com o que é o São Paulo e colocou em seu devido lugar,ou seja,brigando pelo titulo na reta final.E eu pergunto,cadê os são paulinos que tanto o criticaram?Eu pelo menos quando vi o perfil de pessoa que ele é senti que não seria um desastre e que faria um bom papel no comando e é isso o que está acontecendo.Não estou dizendo que previ o futuro mas sim estou alertando que todos os ídolos que citei aqui foram questionados,colocados como icógnitas e foi aí que cresceram.

 

Eu aposto sim em Ricardo Gomes,se ela será campeão nestas duas ultimas rodadas eu não sei.ninguem sabe,nem mesmo o mais otimista dos fanáticos,mas é preciso ter mais atenção ao falar de um profissional seja ele de qualquer área.

 

Pra min Ricardo anda a passos largos para assim como Feola,Bella Gutmann,Minelli,Poy,Cilinho,Pepe,Telê,Autuori e Muricy fizeram e entraram no hall dos técnicos vitoriosos do clube mais querido do Brasil.