Quando se trata de carro, muitas vezes só nos damos conta de que algum item necessita de troca no momento em que algum imprevisto acontece. Normalmente quando dá algum problema e "ficamos na rua" - literalmente. Pensando nisso, lá vai uma pergunta: você sabe a hora certa de trocar os pneus do seu veículo?

Difícil, não?! Mas saiba que esse é um assunto que merece grande atenção para que você possa evitar alguns problemas desnecessários e que ninguém gosta de vivenciar. Pode ser uma simples troca de pneus no meio do trânsito ou debaixo de chuva. Ou ainda mais grave, causando algum tipo de acidente.

Lembre-se sempre: seu carro só roda por aí e te leva a qualquer lugar graças aos pneus. Então, cuide bem deles e fique atento às suas condições e aos sinais de desgaste.

Se não sabe quais são eles e como verificar toda essa questão, segue algumas dicas preciosas a seguir.

Legislação de Trânsito

O Código Nacional de Trânsito prevê regras para que os pneus possam ser considerados aptos a serem utilizados. É um item necessário para garantir a segurança de motoristas e passgeiros. Para evitar aqueles problemas citados anteriormente.

De acordo com o Código, a profundidade mínima nos sulcos de um pneu não pode ser inferior a 1,6 mm.

Essa medida exigida é a mínima suficiente para que o pneu consiga expelir sujeira e água acumulados na pista sem dificuldades. Ou seja, garante segurança, controle e melhor dirigibilidade do veículo.

Caso você seja pego transitando com irregularidade, com os chamados "pneus carecas", terá que pagar uma multa de R$ 127,69 e terá mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Como saber se estou de acordo com a lei?

É possível saber se os pneus do seu veículo estão de acordo com a legislação realizando a medição dos sulcos. Existe um indicador chamado Tread Wear Indicator (TWI), que demonstra justamente a quantidade de borracha ainda existe.

Mas, calma, não é preciso ir a nenhuma oficina mecânica ou pagar por algum serviço automotivo para saber disso!

Esse índice é uma pequena saliência que pode ser encontrada dentro do sulco do pneu. Quanto maior o desgaste da banda de rodagem, menor será a profundidade do sulco, deixando o TWI mais próximo da superfície.

Aí, quando a saliência se igualar à banda de rodagem, é hora de realizar a troca! O ideal é você se direcionar a uma loja especializada em pneus ou ao seu auto center de confiança para adquirir novos: assim, poderá ter a certeza que está comprando pneus de qualidade e ideais para o modelo do seu veículo.

Tenha sempre em mente que é essencial que todos os itens estejam em dia e sejam adequados ao modelo para que se possa garantir a segurança dos passageiros - além de ser uma exigência da legislação brasileira de trânsito.

Isso se intensifica levando em conta as condições das estradas brasileiras, que possuem buracos e demais imperfeições.