QUANDO A VIDA TEM SENTIDO?

Professor Me. Ciro José Toaldo

            Viver é uma arte aonde cada dia se tem um aprendizado! Felizes os que entendem essa dimensão. De fato, meus queridos e amados leitores, a vida é maravilhosa e ganha sentido quando entendemos a nossa missão e quando sabemos por que estamos nesse mundo. Posso afirmar que sou uma criatura feliz e realizada, pois há tempo venho compreendendo que o segredo do viver se encontra na simplicidade, humildade e não na ganância, principalmente relacionada com bens materiais. A vontade de escrever este artigo surgiu após saber que meu grande “ídolo”, o cantor sertanejo Tinoco (seu nome era José Perez), da famosa dupla Tonico e Tinoco, faleceu aos 91 anos de idade no último dia 04/05/12.

Peço desculpas aos leitores que não apreciam a música sertaneja; não ressalto a música caipira, mas a humildade e o exemplo que essa dupla deixou para o Brasil. Tonico, falecido em 1994 e Tinoco, falecido nesse ano são considerados a maior dupla sertaneja brasileira; entretanto, eles não tiveram esse reconhecimento. Inezita Barroso, dois dias antes de Tinoco falecer, parecia adivinhar que esse sertanejo iria nos deixar, ela fez uma emocionante homenagem para a dupla em seu programa Viola minha Viola na TV Cultura, inclusive levando o Tinoco ao programa.

Sou uma criatura fascinada pela simplicidade, não gosto de pompa, pois jamais esquecerei que sou filho de um “pesador de porcos” que venceu na vida e com ele aprendeu a lutar pela vida e também ser um vencedor. Trabalhei na roça, inclusive com carteira assinada, criei muitos porcos, galinhas e coelhos para poder estudar e ter meu diploma de Ensino Superior. Quem nos conhece sabe o quanto batalhamos e continuamos batalhando e, é isso que nos faz entender o sentido da vida. Por essa razão, não posso esquecer essa dupla sertaneja que me ajudou a compreender o valor da simplicidade e da humildade. Como posso tirar de minha mente o programa na Beira da Tuia que ouvia na Rádio Bandeirante (SP)? Todo o dia pontualmente às dezoito horas escutava aquele programa tratando meus porcos com meu radinho amarelo da marca “Phillips”.

Infelizmente, no caso de Tinoco, quando ficou ruim, faleceu num hospital municipal em São Paulo e foi velado numa capela também daquela megalópole. Esse é o nosso Brasil que ainda não aprendeu a valorizar quem é simples. Quem tem “fama”, dinheiro e quem a mídia faz crescer e passa a pertencer ao rol dos privilégios e poderosos e acabam sendo tratados como “heróis”. Isso me entristece e às vezes me faz ter vergonha de ser chamado de brasileiro!

Desculpem pelo desabafo, mas a vida tem sentido quando apreendemos valorizar a simplicidade, a humildade sem ter preocupação com o poder. E quantas pessoas vivem iludidas só pensando na aparência? Sou grato ao Deus da Vida, por juntamente com minha esposa, ter o privilégio de ensinar aos nossos filhos o valor da simplicidade, humildade e que eles sempre precisam respeitar as demais criaturas! Tenham certeza que nesse mundo o dinheiro não é tudo, aliás, o dinheiro não pode comprar tudo, pois ainda tem valor caráter, personalidade e, acima de tudo, como dizia meu pai, “nome”, esse deve ser construído a cada dia.

Ao ouvir as canções de Tonico e Tinoco, em minha radiola nos discos de vinil, percebo e entendo o sentido da vida e qual é o valor da simplicidade e humildade. Que Deus em sua infinita bondade possa ajudar tantas criaturas que ainda não conseguiram encontrar o real sentido do viver e, que Deus tenha misericórdia de quem faz do dinheiro e dos bens materiais o sentido de sua vida!

Pensem nisso e até o próximo.