Férias estão chegando, e o planejamento para a viagem começa.

Todos os dias, milhares de pessoas passam por diversos aeroportos e o extravio de bagagem é a coisa mais comum que acontece. E quando você percebe que suas malas não estão na passadeira, o desespero aparece.

Antes de ir viajar, procure saber quais são os seus direitos caso sua bagagem seja extraviada. Tanto no Brasil, quanto no exterior, os direitos do passageiro são descritos através da Convenção de Montreal e da Convenção de Varsóvia, ou seja, ela se aplica a todas as companhias.

A primeira coisa que você deve fazer é procurar o balcão da companhia pela qual viajou e preencher um formulário de reclamação oficial, junto com o cartão de embarque e os bilhetes de bagagem.

Feito isso, a empresa aérea terá um prazo de 10 dias para voos nacionais e 21 dias para voos internacionais para informar se sua bagagem foi achada ou não.

Caso você inclua alguns objetos de valor na bagagem, lembre-se de fazer uma declaração de valor informando a companhia aérea. Isso é fundamental, pois a taxa máxima de pagamento por extravio é de 1200 euros e a empresa terá um prazo de 31 dias para esclarecer sobre a sua indenização. Em casos de voos internacionais, o valor é de 20 dólares por quilo de bagagem extraviada.

Se sua bagagem foi extraviada na ida, a companhia aérea oferecerá um kit com produtos necessários ou até mesmo dinheiro para caso necessite comprar roupas. Guarde todas as faturas e pesquise sobre as políticas da companhia com a qual está viajando. Nestes casos, o melhor é levar os objetos de maior valor, assim como algumas peças de roupa e higiene, em uma bagagem de mão.

Caso precise viajar com objetos de grande valor, o ideal é contratar uma assistencia viagem ou seguro saúde viagem, que fará todo o tramite necessário em caso de extravio, principalmente em casos em que o prejuízo é grande e a necessidade de fazer uma ação judicial existe. Estas medidas também se aplicam no caso de deterioração ou abertura da bagagem.

Fique atento aos bilhetes que lhe forem entregues, aos que estão na sua bagagem para que sejam iguais.