Segundo levantamento feito entre agências de turismo, quem chega à terceira idade – e ainda tem disposição e dinheiro para viajar, costuma ter um padrão de preferências peculiares. Com a falta de tempo descartada dos problemas que poderiam adiar as férias, os idosos brasileiros costumam contratar pacotes de viagens que ofereçam mais vantagens em conforto e segurança como, por exemplo, optar por destinos de língua portuguesa ou espanhola.

De acordo com Marina Figueiredo, gerente de produto da agência Pomptur, os destinos mais procurados por esse público são pacotes para Buenos Aires, na Argentina; Lisboa, em Portugal; e Santiago, no Chile. Entre outras exigências feitas pelos idosos, estão os pedidos por guias mais atenciosos, visitas mais longas às atrações turísticas e facilidades que garantam mais segurança, como a possibilidade de pagar pelas refeições e passeios antecipadamente.

Também atendendo às demandas desses turistas, é comum que agências ofereçam um serviço de assessoramento no aeroporto durante o embarque no Brasil e na chegada ao destino. Outra requisição usual dos passageiros na terceira-idade é a utilização de cartões pré-pagos, ao invés de crédito. “É mais seguro, e não paga o IOF de 6,38% como o cartão de crédito”, diz a gerente de produto.

Um dos destinos mais escolhidos entre os idosos não dispõe necessariamente de todos os itens citados. Apesar das diferenças linguísticas, a Rússia aparece como preferência desse público, segundo informações da sócia-proprietária da agência Cinthetur, Cinthia Paoleschi. Entretanto, seja para América do Sul ou Europa, as exigências feitas pelos turistas da terceira idade continuam as mesmas.