PALAVRAS E EXPRESSÕES

     Periodicamente, palavras e expressões passam a integrar o vocabulário corrente da nossa língua. Algumas vêm e ficam, outras são temporárias. Algumas já pertencem à língua falada e até  escrita, sendo que neste caso passam a ter um novo sentido ou mantêm o sentido que tinham, mas o seu significado torna-se mais contundente. O uso destas palavras ou expressões sempre se dá para simplificar ou explicar situações ou interpretações cujo conteúdo denota intensidade maior ou menor ao que se deseja qualificar.

     Este comportamento não é exclusivo dos brasileiros, vamos encontrá-lo em qualquer parte do mundo. Mesmo que se tenha domínio sobre um idioma, o contato permanente é fundamental  porque   é o processo social  quem dita a inserção de palavras e expressões no cotidiano das sociedades. As gírias e estrangeirismos são os mais comuns. Os estrangeirismos, são exemplares no domínio de uma sociedade sobre outras.

    Desde o pombo correio até que a intensificação da utilização da informática acelerasse o processo, havia uma preocupação dos que tinham acesso à língua culta ou dos que, por força da profissão, usavam  termos técnicos e linguagem formal, evitar o emprego de linguajar comum tanto na comunicação oral, mas principalmente na linguagem escrita. Falar é menos comprometedor do que escrever.

     O advento da internet facilitou a vida daqueles que não queriam a interlocução direta, aberta e franca, privilegiando a escrita. Uma escrita cifrada como forma de comunicação, que transformou palavras em abreviações nem sempre entendíveis pelos interlocutores. A busca é sempre no sentido de monologar e a  introdução do WhatsApp serviu como mais uma ferramenta para a prática. Nele temos as opções de escrever e de gravar a fala, mas a segunda se sobrepõe a primeira por atingir o alvo rapidamente e sem a necessidade de ser cuidadoso na forma.

     No momento em que se ampliam os meios de comunicação, que idiomas e distâncias deixam de ser impeditivos  para o relacionamento imediato entre as pessoas, o que se vê é o distanciamento social e as palavras que passam a integrar o vocabulário corrente são: violência, preconceito, intolerância, corrupção, estupro, ódio, guerra, insegurança, difamação...

      Cada um de nós é responsável direta ou indiretamente por este momento, seja por omissão, cumplicidade, prática, descrença ou comodismo. É hora de reagir, de fazer com que este modismo nefasto, estas palavras e expressões sejam temporários, de não deixar que a moda, palavras, expressões e seus significados dominem os nossos sentimentos e ações e de nos mantermos fiéis aos preceitos básicos da dignidade humana.