Por que será que as operadoras de telemarketing insistem em falar por meio de gerundização? É impressionante que quando estamos sem pensar em comprar nada, toca o telefone, vamos atender, e quem é? A operadora de telemarketing!

Gerundização, se você estiver em dúvida quanto à palavra, é o uso constante de verbos no modo gerúndio. Uma sequência de dois, três ou quatro verbos. Assim: estou escrevendo este texto. Eu vou estar escrevendo este texto. Eu vou querer estar escrevendo este texto. O erro é tão gritante que o próprio editor do Microsoft Word apresenta sugestão para: Eu vou escrever.

Do lado de cá, nós falamos “Alô”. Do lado de lá a voz (geralmente feminina) pergunta “com quem eu estou falando?”. Dá vontade de responder que ela ligou para a casa de alguém muito importante. De um influente figurão de Brasília, por exemplo.

Talvez nem adiantasse dizer que o telefone para o qual ela ligou seja da casa de um político famoso de Brasília. Porque ela decerto continuaria sua mensagem. Ou seja, sua venda online.

Afinal... Quer saber minha opinião sincera? Duvido que consigam vender algum produto hoje em dia por meio do telemarketing.

Talvez seja uma maneira de as empresas proporcionarem empregos de baixo salário, em troca de benefícios do governo.
Por que não? Uma espécie de acordo de cavalheiros do tipo: “Eu dou emprego para essas pessoas e você favorece meu projeto tal...” Daí, tais pessoas ligam para a sua casa, para a minha...

Oferecem o produto que alguém mandou que oferecessem, sem nenhuma persuasão para vendas.

O mais intrigante nos diálogos das operadoras é a sequência de verbos que descarregam praticamente de uma vez só:

- Eu estou ligando para estar te oferecendo um pacote do produto tal... Se o senhor quiser, nós podemos estar enviando para sua casa alguns folhetos, para o senhor estar analisando...

A minha resposta é sempre a mesma:

- Eu estou com dívidas. E decidi quitar primeiro as dívidas, antes de comprar qualquer produto.

- Mas se o senhor quiser, nós podemos estar te informando uma data de pagamento mais para frente – a vendedora insiste.

- Eu decidi não comprar mais nada durante este ano – informo de maneira educada.

Ela, por fim, desliga.

Todavia, quanto à genundização, será que os empregadores só contratam os operadores que usam esse tipo de linguagem? Ou entregam aos operadores uma cartilha com todos os tipos de diálogos? De modo que conversem com os possíveis compradores dos produtos que vendem, do mesmo modo? Será que tais diálogos são escritos por alguém que seja hábil em gerundização?

Se for assim, por que gostam de gerundização? Alguém pode me responder, por favor?

Sim, me informar se a gerundização é um recurso inteligente para convencer as pessoas a ouvir a mensagem que os operadores têm a lhes dizer. Ou uma linguagem obrigatória de todas as empresas que vendem por telefone.

Mas, algum revoltado pode me dizer:

“O que você tem a ver com isso, cara? Se quer comprar, compra. Se não quer, desliga o telefone e não enche o saco! As operadoras precisam trabalhar. Receber o dinheiro delas. Elas falam assim mesmo e pronto!”.

Tenho a ver muita coisa, sim. Primeiro porque ligam para minha casa, na em hora que não estou aguardando ligação de ninguém.

Pago conta mensal de telefone para falar com quem eu quero. Não para falar com qualquer pessoa que liga para oferecer produtos.

Para terminar, já temos dezenas de canais para receber propagandas: rádio, televisão, jornais, revistas, folhetos na rua, na caixa de correio, internet... Por que usar o telefone para fazer propagandas? Então, para isso, deveriam criar um canal grátis!

Daí, sim, nada teriámos que reclamar.