Você sabia que o Rio é considerado o melhor lugar para andar de bicicleta do Brasil e o 18o no ranking mundial? Por isso, a House in Rio listou os melhores lugares da cidade para você curtir esse esporte que une bem-estar e diversão. Confira!

 A Zona Sul reserva ótimas opções. A começar pela Lagoa Rodrigo de Freitas, que tem uma paisagem motivadora, quiosques em todo o entorno da ciclovia e 7,8 km de extensão. Outro lugar muito recomendado é o Aterro do Flamengo, que é muito arborizado, tem o visual da Baía de Guanabara e pode ser percorrido desde o Aeroporto Santos Dumont até o início da enseada de Botafogo. Além das ciclovias das clássicas orlas que ligam o Leme à Copacabana e Ipanema ao Leblon, com bicicletários e calibradores disponíveis.

 Os espaços mais arborizados, ideais para o Verão, são: a Estrada das Paineiras, que faz parte do Parque Nacional da Tijuca, tem 5 km de extensão e várias cachoeiras para quem quiser se refrescar; e a Vista Chinesa, ponto-turístico que tem acesso pelo Horto e conta com uma ciclovia que vai até a Gávea Pequena.

 Já para quem está na Barra, um lugar muito bom para correr de bike é o Bosque da Barra. Cheio de verde e com a entrada gratuita, o parque, que funciona das 7h às 17h (18h no horário de verão), tem trilhas que possibilitam o moutain bike. E para a galera da Zona Norte, a boa é a ciclovia do Maracanã, que continua sendo muito frequentada mesmo com uma parte bloqueada por causa das obras para a Copa, com previsão de término para o final de 2012. 

O Rio atualmente oferece mais de 190 bicicletas para aluguel, que ficam espalhadas por quase 20 estações em bairros como Copacabana, Ipanema Leblon, Humaitá, Gávea, Lagoa, entre outros. A Serttel é a empresa responsável que oferece o serviço pelo valor médio de R$10. Além disso, existem também as laranjinhas, bicicletas do Itaú que ficam em bicicletários em vários pontos da cidade e podem ser alugadas gratuitamente, se o passeio for até uma hora, ou 5 reais, se passar disso. Existe também o passe mensal no valor de 10 reais. E aí, animou? Todas as opções valem muito a pena, aproveite!

 

Equipe House in Rio – As melhores opções de aluguel por temporada no Rio de Janeiro.