NILTON ANDRADE DA SILVA

Os cuidados para Pratica do Futebol:

Acima dos 40 anos para ambos os Sexos

The care for Football Practice:
Over 40 years for both Sexes

Os cuidados para Pratica do Futebol:

Acima dos 40 anos para ambos os Sexos

The care for Football Practice:
Over 40 years for both Sexes

NILTON ANDRADE DA SILVA

Graduado em Licenciatura em Educação Física

Graduando Pós Graduação em Futebol

RESUMO:O futebol é uma das modalidades esportivas mais praticadas no Brasil, por crianças, jovens e adultos, tanto no sexo masculino como no feminino. Este trabalho tem como objetivo orientar os adultos acima da faixa etária dos 40 anos que gostam de praticar a modalidade esportiva de futebol, sobre a importância do exame medico antes da pratica esportiva do futebol e da avaliação física realizada por um profissional de Educação Física onde ele poderá prescrever de exercícios para sua preparação física. A atividade física é muito importante para se evitar os ricos de algumas doenças. A preparação física para a pratica do futebol é muito diversificada, pois o futebol exige coordenação motora, força, agilidade e resistência. Para compreensão de uma preparação física foi dado exemplo de alguns exercícios físico sem aparelho e de como funcionam os exercícios em circuito físico, pois o corpo humano deve estar preparado para enfrentar as exigências impostas pela modalidade esportiva do futebol seja no sexo masculino ou feminino.

PALAVRA CHAVE: Cuidados; Futebol; Pratica; Sexos.

The Care for Football Practice:
Over 40 years for both Sexes

ABSTRACT: Football is one of the most practiced sports in Brazil, for children, youth and adults, both in males and in females. This paper aims to provide guidance to adults over the age of 40 who like to practice the sport of football, about the importance of medical examination prior to practice sports of football and physical evaluation performed by a qualified Physical Education where he may prescribe exercises for your fitness. Physical activity is very important to prevent the rich from some diseases. The preparation for the practice of football is very diverse, because football requires coordination, strength, agility and endurance. For an understanding of physical preparation example was given of some physical exercises without the aid and how to work the exercises in physical circuit, because the human body must be prepared to meet the requirements of the sport of football is the male or female.
KEY WORD: Care; Football; Practice; Sexes.

INTRODUÇÃO

O futebol é uma das modalidades esportivas mais praticadas no Brasil, por crianças, jovens e adultos. Nos dias atuais o sexo feminino aderiu a pratica do futebol, ainda mais com aparecimento da atleta Marta na Seleção Brasileira Feminina.

A população adulta masculina sempre está praticando o futebol como recreação e lazer, principalmente no final de semana. Quando está população adulta atinge a faixa etária dos 40 anos fica mais difícil para continuar praticando o futebol, pois com o passar dos anos o individuo vai perdendo agilidade, flexibilidade, força e resistência cardiorrespiratória.

O adulto que continua praticando o futebol com a idade acima dos 40 anos, sempre está se queixando de dores musculares e das lesões que surgem pelo corpo.

Não importa se somos crianças ou idosos, quando pretendemos praticar algum tipo de modalidade esportiva precisamos realizar um exame medico, para saber se estamos aptos para a pratica esportiva.

Estando apto o próximo passo será procurar um profissional de Educação Física para realizar uma avaliação física onde teremos os resultados da nossa real condição física.

OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo orientar os adultos acima da faixa etária dos 40 anos que gostam de praticar a modalidade esportiva de futebol, sobre a importância do exame médico antes da pratica esportiva do futebol e da avaliação física realizada por um profissional de Educação Física. Dependendo do resultado o individuo poderá procurar um profissional de Educação Física para ter uma prescrição de exercícios físicos para melhorar seu desempenho físico durante a pratica do futebol.

METODOLOGIA

Segundo Santos; Knijnik (2006) nos dias atuais as pessoas iniciam a pratica esportiva e não dão continuidade, pois não sabem o porquê de estarem praticando aquela determinada modalidade esportiva.

Santos; Knijnik (2006) relatam que é de grande importância para a manutenção e promoção da saúde que seja dada à continuidade da pratica da modalidade esportiva por todos os períodos da vida, pois por volta dos 40 anos de idade inicia se a fase do declínio fisiológico.

Quando se interrompe a praticar de uma modalidade esportiva por muito tempo e mais tarde retornamos a praticar novamente a pessoa sofre muito para alcançar o ritmo em que se encontrava, pois o corpo ficou longe da pratica da modalidade e das suas especificidades particulares.

Estudo sobre a meia idade que compreende a faixa etária dos 40 aos 60 anos está sendo pouco abordada, os pesquisadores estão dado apenas atenção à terceira idade, no entanto para se ter uma terceira idade saudável é preciso que se venha tendo durante toda a sua vida pregressa um estilo de vida saudável (SANTOS; KNIJNIK, 2006).

Estudos entre a relação da atividade física, aptidão física e longevidade, mostra que indivíduos com altos níveis de atividade física e aptidão física, ou aqueles que gostam de adotar um estilo de vida ativo, experimentam menor risco de doenças cardiovasculares e vivem mais em torno de dois anos (MATSUDO, 2006).

Nos dias atuais com a tecnologia e o conforto proporcionado por ela a população em geral tem esquecido da atividade física e com isso aumenta o sedentarismo que traz os problemas de saúde.

Segundo Raso (2007) com o passar dos anos o ser humano vai envelhecendo, com isso ele sofre a diminuição das capacidades fisiológicas, provocando a perda no ritmo das atividades gerais da vida diária, assim o individuo se torna cada vez mais dependente da exposição fenotípica de inúmeros fatores ambientais.

Um problema que geralmente surge na vida do individuo sedentário é a obesidade. De acordo com Reis (2009) a obesidade é um dos fatores que oferece, mas riscos para a saúde da população, aquela gordura localizada na região abdominal, pode trazer riscos para doenças cardíacas, e câncer colorretal. Os riscos das doenças cardíacas não são exclusivas das pessoas obesas elas podem aparecer em qualquer pessoa. A pratica de exercícios físicos é importante para evitar o stress e ansiedade, depressão ecolesterol.

Um fator muito importante que devemos levar em consideração é a pratica de modalidades esportivas, entre elas o futebol. Marques (2004) relata sobre a prática do futebol ainda que seja nos finais de semana deve ser incentivada, o importante é o alerta para os perigos que essa atitude pode trazer aos seus praticantes sem os cuidados que se deve tomar para sua pratica, pois muitos dos praticantes nunca realizaram um exame médicos ou se fizeram já faz muito tempo. O importante é conhecer e avaliar os riscos e tentar eliminá-los para garantir uma prática tranqüila, do que se envolver em uma contusão ou com algo mais sério.

O futebol praticado nas noites dos dias úteis e nos finais de semana não tem a mesma intensidade física que a praticada pelos profissionais. Segundo Santos et al. (2008) no futebol de final de semana o praticante do jogo em determinado momentos alterna sua participação devido ao interesse do momento onde ele participa efetivamente do jogo e em determinados instantes apenas observa seus companheiros de jogo.

PREPARAÇÃO FÍSICA

Após ter escolhida a modalidade esportiva de futebol para praticar e estar liberado pelo médico para pratica esportiva, o próximo passo será procurar um professor de Educação Física para iniciar uma preparação física.

A preparação física para o futebol é muito diversificada, pois o futebol exige agilidade, coordenação motora, força, resistência e velocidade.

Segundo Silva (2007) o pensamento com relação a preparação física sofreu mudança com o passar do tempo, agora sabe se que cada individuo responde de maneira diferente a cada espécie de treinamento físico.

Quando realizamos um trabalho com exercícios de força ele oferecerá as mais diversas alterações nos micros sistemas do organismo e com isso sugira os diferentes níveis de adaptação do organismo para a pratica do futebol, por exemplo, a melhora na velocidade do atleta, pois sem força não teremos velocidade para executar as ações durante o jogo.

Exercícios de coordenação motora serão necessários para o controle da corrida com a bola em seu domínio.

Agilidade para trocar de direção o mais rápido possível, dentro do jogo de futebol o praticante tem que marcar o adversário se desmarcar, saltar, os goleiros tem cair no chão e se levantar o mais rápido possível para a próxima defesa.

Aqui teremos exemplos de alguns exercícios que podem ser utilizados pelos praticantes da modalidade esportiva do futebol, para melhorar seu condicionamento físico. Mas não se esqueça que o ideal é procurar um professor de Educação Física para ele realizar uma avaliação física para e prescreva os exercícios de acordo com sua situação física respeitando a sua individualidade biológica.

EXEMPLO DE EXERCICIOS FÍSICO SEM APARELHO

01 – Abdominal supra 45 graus.

Em decúbito dorsal (barriga para cima) com os joelhos em flexão com os pés no chão e os calcanhares próximos dos glúteos, dedos das mãos entrelaçados atrás da nuca apoiadas. Suba o tronco até à altura de 45 graus aproximadamente e desça devagar sem voltar a tocar com os ombros no chão. Lembre-se de manter os pés no chão, cotovelos abertos e o queixo a apontar para o tecto, sem balançar a cabeça e sempre fazendo um movimento o mais alinhado possível.

1 ou 2 séries de 15 á 20 repetições.

Justificativa: Os exercícios abdominais são prescritos por uma variedade de razões como no desenvolvimento e fortalecimento da musculatura abdominal, principalmente do músculo reto abdominal.

02 – Polichinelo.

Posicionamento inicial fique com as pernas e pés juntos, os braços estendidos lateralmente ao corpo, para dar inicio afaste os pés simultaneamente a uma distância superior a largura dos ombros, sendo que os braços serão afastados se encontrado acima da cabeça de maneira que fiquem estendidos e as palmas das se toque, este movimento deve ser simultâneo ao dos pés, após essa execução retorna se ao posicionamento inicial repetindo o movimento de uni-los simultaneamente.

1 ou 2 séries de 30 á 40 repetições.

Justificativa: Os movimentos ajudam a tonificar, principalmente, membros inferiores coxas, panturrilhas, glúteos, os músculos abdominais, dorsais e os músculos da região do quadril e auxiliam na coordenação motora.

03 - Agachamento de pernas:

O agachamento é um exercício completo para os membros inferiores, envolvendo vários grupos musculares e articulações.

Em pé pernas afastadas na largura do quadril. Flexione as pernas levando o bumbum para trás, não retire os calcanhares do chão. Mantenha o tronco o mais reto possível e não leve os joelhos à frente das pontas dos pés. Estes não podem ultrapassar a linha da ponta dos pés.

1 ou 2 séries de 10 a 15 repetições.

Justificativa: Ele fortalece coxas, glúteos e pernas, além de também fazer bem ao sistema cardiorespiratório e de facilitar movimentos do nosso dia-a-dia como pegar algo no chão, sentar, levantar, subir numa cadeira e degrau.

04 - Polisapato:

Inicia se com um salto no lugar, onde uma das pernas vai a frente juntamente com um braço do mesmo lado se eleva acima da altura da cabeça e a perna que vai para trás obraço fica caído próximo a coxa e a assim salta novamente onde haverá a troca alternada dos braços e pernas, a que estava na frente vai para trás e a que estava atrás vai a frente, juntamente com os braços.

1 ou 2 séries de 30 á 40 repetições.

Justificativa: Os movimentos ajudam a tonificar, principalmente, membros inferiores (coxas, panturrilhas, glúteos e os músculos da região do quadril) e auxiliam na coordenação motora.

05 - Flexão de braços:

Deite de barriga para baixo com as mãos na altura e largura dos ombros. As palmas da mão devem estar totalmente no chão, com os dedos unidos à frente. Os pés devem estar unidos e apenas a ponta dos pés deve tocar o chão.

Contraia o quadril e os músculos abdominais para garantir que a sua postura está completamente alinhada e reta.

Eleve o corpo, prestando bastante atenção à postura. Cuidado para não estender os braços totalmente.

Desça o corpo lentamente. Inspire enquanto faz isso e mantenha os braços alinhados. Um pouco antes de tocar no chão, suba o corpo, expirando. Cuidado para não estender os braços totalmente.

1 ou 2 séries de 10 á 15 repetições.

Justificativa: As flexões de braço servem para fortalecer os bíceps, peito, ombros e tríceps.

06 - Pular corda:

Pulo com os 2 pés: ambos os pés saem do chão e aterrizam lentamente juntos, com uma oscilação da corda.

1 ou 2 séries de 20 á 30 pulos.

Justificativa: É uma atividade de trabalho corporal total, fortalecendo grandes grupos musculares superiores e inferiores, embora priorize músculos da perna e glúteos; geralmente, queima mais calorias e melhora a capacidade aeróbia que exercícios aeróbios convencionais como a corrida ou caminhada, protegendo contra doenças cardíacas; eficaz tanto para o sistema aeróbio quanto anaeróbio, dependendo do nível do praticante e de como é utilizada; é um dos melhores exercícios para melhorar o condicionamento geral do corpo, agilidade, força vertical, equilíbrio e coordenação geral; eficaz no tratamento da celulite;
é um exercício fantástico no combate a osteoporose.

07 - Flexão plantar:

Em pé, as palmas das mãos ao lado da cintura, com os pés afastados aproximadamente 30 cm, ao mesmo tempo se elevam os dois calcanhares do solo de maneira que se fique na ponta dos pés, logo que se atinja a ponta dos pés retorna-se novamente com os dois calcanhares ao solo, este retorno deve ser feito de maneira lenta.

1 ou 2 séries de 15 á 20 repetições.

Justificativa: Auxilia na postura corporal e no equilíbrio ortoestatico, ou seja, a musculatura da panturrilha, assim como outros músculos das pernas, estão em constante contração isométrica (estática), para estabilizar os joelhos e permitir que você fique em apoio bipodal (dos dois pés) ou unipodal (de um só pé), alem de ter a importante função como bomba muscular do retorno do sangue venoso ao coração.

08 – Elevação de Calcanhar alto:

Corrida no lugar, elevando o máximo que puder seus calcanhares. Tente encostá-los nos glúteos. O braço deve acompanhar a perna oposta, isto é, se a perna direita estiver alta, suba o braço esquerdo, e vice-versa. Não deixe de movimentar os braços, pois isso é importante para desenvolver sua coordenação motora durante a corrida estacionaria.

1 ou 2 séries de 10 a 15 repetições por elevação de pernas.

Justificativa: Auxilia no equilíbrio, coordenação motora, no fortalecimento da musculatura das pernas e no aprimorar a técnica de corrida.

EXEMPLO DE EXERCICIOS EM CIRCUITO FÍSICO

CIRCUITO 01

Inicia-se no 1° cone com uma corrida de 10 metros em velocidade máxima para frente até o 2° cone, onde retornaremos a correndo de costa até o 1° cone, ao chegar no 1° cone volta se a correr para frente em velocidade máxima por cerca de 20 metros até o 3° cone, onde voltará a correndo de costa até o 2° cone, ao chegar no 2° cone volta se a correr em velocidade máxima para frente até passar pelo 3° cone onde termina o circuito.

CIRCUITO 02

Realiza-se no 1° cone 5 repetições de polichinelo, saindo correndo em velocidade máxima por cerca de 10 metros até o 2° cone onde será realizado 5 repetições de abdominal reto, saindo correndo em velocidade máxima por cerca de 10 metros até o 3° cone onde será realizado 5 repetições de agachamento de perna, saindo correndo em velocidade máxima por cerca de 10 metros até passar pelo 4° cone onde termina o circuito.

CIRCUITO 03

Haverá dois cones um ao lado do outro sendo um à direita e outro à esquerda que estarão aproximadamente 5 metros de distancia um do outro, onde o executor começara pelo cone da direita um deslocamento lateral para o cone da esquerda, neste deslocamento lateral o executor deve ficar com corpo braços pernas e pés voltados para frente, ao chegar no cone da esquerda o executor iniciará uma corrida em velocidade de aproximadamente 10 metros até o 3° cone onde encontrará quatro arcos deitados no solo em seqüência diagonal um do outro de forma que a metade de cada cone termine no meio do seguinte até o 4° arco, consiste que ao chegar no 1° arco terá que saltar com o pé direito dentro dele apenas e no 2° arco com o pé esquerdo apenas no 3° arco o pé direito apenas e no 4° arco o pé esquerdo apenas, saindo do 4° arco efetuará uma corrida em velocidade de 10 metros até passar pelo 4° onde termina o circuito.

CONCLUSÃO

Neste artigo foi exposto a importância da atividade física na vida dos seres humanos, para as pessoas que escolheram a modalidade esportiva de futebol para praticar e já estão acima dos 40 anos foi colocado alguns cuidados médico e físico que se deve tomar para sua pratica e assim evitar problemas durante ou após ter participado do jogo de futebol, seja ele uma brincadeira entre amigos ou uma competição amadora, para compreensão de uma preparação física foi dado exemplo de alguns exercícios físico sem aparelho e de como funcionam os exercícios em circuito físico, pois o corpo humano deve estar preparado para enfrentar as exigências impostas pela modalidade esportiva do futebol seja no sexo masculina ou feminino.

REFERÊNCIA

MARQUES, Renato. Atletas de fim de semana. 05 nov. 2004. Disponível em: < http://www.universia.com.br/universitario/materia.jsp?materia=5611>. Acesso em 28 dez. 2009.

MATSUDO, Sandra Mahecha. Atividade física na promoção da saúde e qualidade de vida no envelhecimento. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v.20, p.135-37, set. 2006.

RASO, Vagner. Envelhecimento Saudável Manual de Exercícios com Pesos. 1° ed. São Paulo: Vagner Raso, p. 20, p. 34, 2007.

REIS, Cleiton Pereira. Obesidade e atividade física. Revista Digital, Buenos Aires, ano 13, n° 130, mar. 2009. Disponível em: < http://www.efdeportes.com/efd130/obesidade-e-atividade-fisica.htm >. Acesso em 26 dez. 2009.

SANTOS, Susan Cotrim; KNIJNIK, Jorge Dorfman. Motivos de Adesão à Prática de Atividade Física na Vida Adulta Intermediária. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, ano 5, n° 1, 2006.

SANTOS, João Fernando Brinkmann dos, et al. Esforço físico requerido na prática do futebol recreativo (pelada). Revista Digital, Buenos Aires, ano 13, n° 121, jun. 2008. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd121/pratica-do-futebol-recreativo-pelada.htm>. Acesso em 05 dez. 2009.

SILVA, Nilton Andrade da. O Atleta de Futebol do Passado Jogaria no Futebol Atual?. 13 dez. 2007. Disponível em: <http://www.webartigosos.com/articles/3066/1/o-atleta-de-futebol-do-passado-jogaria-no-futebol-atual/pagina1.html>. Acesso em 28 dez. 2009.