A Arte do Turismo e da Hotelaria
O Turismo Como Agente Desmistificador
A atividade turística pode compreender vários campos, como por exemplo, o ecoturismo, o turismo de aventura, o turismo cultural, o turismo étnico, o turismo rural e outras atividades. Porem existe uma modalidade pouco conhecida no Brasil, que é o Turismo Rural nos Assentamentos de Reforma Agrária. A região do Pontal do Paranapanema é marcada e nacionalmente conhecida por esses assentamentos e pelos inúmeros conflitos agrários pela posse de terra. Dos 32 municípios, situados no Pontal, cerca de 16 possuem um ou mais assentamentos.
Os assentamentos de reforma agrária são antigas propriedades, consideradas pelo governo como improdutivas, que hoje são ocupadas e ganham uma nova reconfiguração agrária. Além de a comunidade praticar nas terras (ou lotes) a agricultura familiar e a pecuária, alguns, assentamentos praticam também a atividade do turismo no espaço rural. Esses assentamentos abrem suas portas para mostrar aos turistas um pouco da sua história de vida e o cotidiano, e também,buscam transmitir e inserir o turista no ambiente rural. O turista ao visitar o assentamento tem a oportunidade de conhecer sobre os costumes rurais e também conhecer sobre o histórico de vida dos assentados e, além disso, ele pode desfrutar das belezas e da paz do campo. O turismo no meio rural proporciona aos turistas novas experiências, como por exemplo, o conhecer e degustar pratos típicos e quitutes e, também, poder ver de perto como é cultivado os alimentos e conhecer a forma artesanal de fabricação de doces, queijos, compotas, cachaças, licores e outros insumos. Porem existe certo “pré” “conceito” quando nos referimos aos assentamentos de reforma agrária, isso para a maioria da população. Muitas pessoas, por falta de informação ou apenas com base nas informações da mídia, conceituam parâmetros e “pré” conceitos que não são reais no cotidiano local.
Esse conceito é equivocado, pois, quando se conhece um assentamento você descobre que a realidade é outra, pois, a comunidade te recebe de portas abertas e quer que você faça parte do meio e que você conheça um pouco do estilo de vida e seus valores. E é nesse contexto que o turismo entra para tentar desmitificar essa ideia, onde o turismo tem como finalidade promover o local e transmitir os seus valores e crenças para outras pessoas, ele cria um reencontro com o passado e resgata as raízes perdidas, bem como otimizar a permanência do homem no campo e garantir a produção da agricultura familiar, que é tão importante para a economia do nosso país. Além de desmitificar essa concepção, o turismo no ambiente rural dos assentamentos acarreta na perpetuação e transmissão dos valores, tanto do meio rural, mas como também, os valores dos assentados que carregam um enorme traço cultural vindo de diversas regiões.
Referências:
MELO, Thiago Sebastiano de; THOMAZ, Rosangela C. Cortez; FOGAÇA, Isabela de Fátima. Reflexão inicial sobre turismo em assentamentos de reforma agrária: o caso do município de Rosana. Rosana: UNESP, 2008

 

 

Discente: Leonardo Giovane Moreira Gonçalves
Bacharelado em Turismo- Universidade Estadual Paulista- Campus de Rosana; Maio de 2014