O que significa setor cultural e criativo ?

Edson Luis Ismael do Carmo                                              

A cultura é hoje uma realidade diferente de há 20 anos. Só  à  do presente se pode entender; a dìmensäo do setor agora estudado na sua relaçâo com a economia.

Três dominios diferentes completam as atividades exercídas pelo setor cultural atividades exercídas pelo setor cultural e criativo. A saber: cultura nuclear,  industrias crìativas e atividades críativas. Entenda – se por cultura nuclear aquela que mais rapidamente nos vem na memória e que se traduz no teatro, na dança, nas artes visuais , na criação literária , no património seja ele material ou imaterial, histórico ou cultural. Interpreta –se  industrias criativas  à luz das atividades como o cinema eo video, a música, a radio ,a televisão , o turismo  cultural , a distribuição e o comércio. Mas também os bens de equipamento (  software educativo e de lazer). E traduza atividades criativas criativas por areas de atuação como arquitetura , o designe, a publicidade, os meios de comunicação.

 Oque isso significa ?

            Significa  que a cultura, na sua delimitaçäo mais convencional e restrìta, é apenas uma parte deste setor económico que se alarga a indústrias com dimensões muito distintas e com raios de ação  muito mais abrangente. Um alargamento da procura e da oferta no universo cultural, do crescimento exponencial da atençâo dada às atividades culturais primárias  e a cada vez esta maior a petência pela ideia de criatividade sempre associada à diversidade versus identidade. Um caminho que mais näo é do que uma tendência mundial de valorização da cultura que vem tomando proporções cada vez maiores a luz da globalização vigente. A sociedade de informaçäo que a Internet ajudou a criar desenvolveu a noção do acesso fácil, pronto e rápido, levou a circulação de bens e produtos, abolindo todas as fronteiras. Neste contexto, o mundo global mais vale o valor acrescentado, passou a ser diferença e a criatividade a ela associada como forma de se acentuar. È porisso que ao comprarmos uma camiseta com um boneco mais inovador e deixarmos de lado a mais tradicional, ou ao contrário, é por isso que escolhemos o tradicional quando falamos de parimónio histórico. Percebemos finalmente que a criatividade vale dinheiro e que a Cultura é um valor eterno.

 

Hoje convido vos para fazer uma investigação sobre nossos equipamentos culturais pois é de extrema imporntância para nós matograssensses , cuiabanos , tendo em vista que é um setor muito escasso de opiniões e se existe estudos não são de fácil acesso.

REFERÊNCIAS :

Almeida, Onésimo Teotónio. “Em busca da clarificação do conceito de Identidade Cultural – o caso açoriano como cobaia” in Actas do I Centenário da Autonomia dos Açores. vol. II, Ponta Delgada: Jornal de Cultura, 1995.

Blockeel, Francesa. Literatura Juvenil Portuguesa Contemporânea: Identidade e Alteridade. Lisboa: Caminho, 2001.