É condenável que em pleno século XXI, ­­­­­­ convivemos com uma sociedade, da qual é desprovida de espirito, pois esta, é alimentada continuamente por pensamentos preconceituosos. Pensamentos estes  que vem de ideias ou fatos passados, ocultos no interior da pessoa ou por vezes são expostos ao mundo de maneira convincente, criando raízes das quais perduram por décadas e séculos. E, ocasionalmente, o ser humano, apesar de emitir sentimos,  pensa com a razão, e, o mesmo se proclama superior aos outros animais, logo acaba a ser cruel e irracional, pois ele não aceita a mudança de comportamentos e pensamentos novos evidentes nos períodos atuais, se omite a pensar nos fatos passados de origens históricas, gerando em razão disso a violência, como forma de repudio ao que para ele é inaceitável a essas transformações.

            Um protótipo deste contexto, é a crise de refugiados da Síria, movimento pelo qual pessoas estão a imigrar, para países europeus em busca de deixar para trás sofrimento, medo e miséria, devido aos conflitos existentes no Estado. Mulçumanos, negros e ciganos, procuram uma segunda oportunidade para reconstruírem suas vidas, mas há obstáculos pelo caminho, ao pisarem em território estrangeiro, sofrem com o forte sentimento de xenofobismo da população europeia, em consequência são obrigados a tolerar a violência tanto verbal como física, de um povo selvagem e desumano, que não se solidarizam ou se comovem com o sofrimento alheio. Como a exemplo a cinegrafista húngara Lászlö foi surpreendida chutando sírios na fronteira com a Sérvia, ou em tal caso, como ocorre dos sérvios se verem obrigados a ouvir blasfêmias sobre sua religião, “ agora vão construir mesquitas? ”. Ou quando se é o único negro em uma cidade alemã chamada Erfurt, “ o africano de Erfurt”. Até onde o ser humano será capaz de chegar?  O humanitarismo deveria ser praticado mais vezes.

            Em face, não podemos nos eximir de nossas responsabilidades em respeitar ao próximo, pois como direto nosso é um dever também. É irônico, como deixamos nossas ações emanadas de pensamentos arcaicos, acabam humilhando, ferindo ou matando todos os dias, pessoas que são apenas vítimas, das ideias ditadas de uma sociedade egoísta e violenta. Devemos impor limites a esses atos, quebrar barreiras, implantar e trabalhar com o ideal de igualdade, pois acima de todo esse preconceito e violência, seja xenofóbico, homossexual, feminino, cor, entre outros, somos iguais e detentores dos mesmos direitos e deveres.