Instituição: Faculdade Nossa Cidade

Curso: Administração de Empresas

Nome: Ana Paula Bispo

Professor: Lawton Benatti 


4.1 O PAPEL DAS INCUBADORAS

4.1.1 Conceito


As incubadoras de empresas são ambientes que proporcionam a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas em seu estado inicial, apoiando a estrategicamente e oferecendo o devido suporte em seus processos quando necessário, em especial os inovadores, intensificando o conhecimento organizacional, bem como para sua consolidação no mercado. Como agentes facilitadores elas foram criadas com o propósito de apoiar novos empreendimentos e projetos, oferecendo o ambiente necessário, tais como infraestrutura técnica, administrativa, operacional, além de uma série de outros benefícios para o seu crescimento.
Neste contexto de acordo com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores destacam a seguinte definição.

A Incubadora é um espaço físico especialmente configurado para que empreendedores ou empresas constituídas possam, durante um prazo determinado e através de um atendimento integral e diferenciado: transformar ideias em produtos, processos ou serviços, que resultem em empreendimentos competitivos.

Percebe-se claramente na definição que as incubadoras preparam as empresas que estão fragilizadas, e que precisam receber ajuda na medida certa para se fortificarem no mercado até que se desenvolvam e sobrevivam sozinhas.
Alguns empreendedores não têm todas as informações adequadas quando iniciam, e esse é um dos motivos que resulta na alta taxa de fracasso das empresas ainda em seu primeiro ano, a incubadora dá o suporte adequado, até mesmo oferecendo um espaço físico a um custo menor para a empresa, além de uma série de serviços de acompanhamento desde um treinamento de capacitação, assessoria de marketing e jurídica, visando sempre difundir o empreendedorismo e o conhecimento, estimulando a promoção e o fortalecimento de micro e pequenas empresas através do relacionamento com instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e iniciativa privada, oferecendo um ambiente totalmente propício à inovação, como as condições para o aprimoramento gerencial.

De acordo com a afirmação de Santos (2005, p. 116)
A incubadora é o local apropriado para que o processo de gestação de empresas ocorra, dada a sua proximidade física com a instituição de pesquisa e a possibilidade dos novos empresários partilharem e usufruírem da infraestrutura científica e tecnológica nelas existentes.

Diante do exposto, fica explícito que o papel das incubadoras dentro do conceito planejado é servir a empresa por um período como se fosse uma maternidade. Em outros termos, é o centro de efetivação do processo de transferência de conhecimento, por meio de profissionais que participam do processo de criação de uma empresa, a partir dos resultados e de conhecimentos adquiridos anteriormente.

Segundo O Manual para Implantação de Incubadoras de Empresas (2000, p 08)
As incubadoras são mecanismos utilizados para promover e estimular a criação de micro e pequenas empresas. Contribuem para o desenvolvimento socioeconômico, na medida em que são potencialmente capazes de induzir o surgimento de unidades produtivas que gerem grande parte da produção industrial e criam a maior parte dos postos de trabalho no país.

Com base nessa afirmação, nota-se que, as incubadoras de empresas, exercem um papel de gerar novas maneiras de desenvolver e inovar um empreendimento, formando uma estrutura mais solida para as empresas, com menor risco de falecimento prematuro aumentando a chance de consolidação no mercado.
4.1.2 O Surgimento das Incubadoras de Empresas
Este conceito de incubadoras de empresas surgiu em 1959 no estado de Nova Iorque (EUA), quando uma das fábricas da Massey Ferguson fechou, deixando um significativo número de residentes nova-iorquinos desempregados. Joseph Mancuso, comprador das instalações da fábrica, resolveu sublocar o espaço para pequenas empresas iniciantes, que compartilhavam equipamentos e serviços. Além da infraestrutura física das instalações, adicionou ao modelo um conjunto de serviços que poderiam ser compartilhados pelas empresas ali instaladas, como secretaria, contabilidade, vendas, marketing e outros, o que reduzia os custos operacionais das empresas e aumentava a competitividade. Uma das primeiras empresas instaladas na área foi um aviário, o que conferiu ao prédio a designação de “incubadora”.
Nos anos 70, já na conhecida região do Vale do Silício, nos Estados Unidos, as incubadoras apareceram como meio de incentivar universitários recém graduados a disseminar suas inovações tecnológicas e a criar espírito empreendedor. O mecanismo, então ali criado, se traduziu em oportunidade para esses jovens iniciarem suas empresas, através de parcerias, junto a uma estrutura física que oferecia assessoramento gerencial, jurídico, comunicacional, administrativo e tecnológico para amadurecerem seus negócios nascentes, a esta estrutura deu-se o nome de incubadora de empresas.

 

 


4.1.3 A Importância das Incubadoras
A necessidade de se estruturar para ganhar espaço no mercado, é objetivo estimado pela grande maioria das empresas que se iniciam, fazendo com que as incubadoras de empresas passe a exercer um papel de extrema importância, com isso ela passa consolidar todos os fatores que compõem sua estrutura para assim reduzir as chances de mortalidade das pequenas e micro empresas, que geralmente ocorre logo no seu inicio muitas vezes por falta de conhecimento ou até mesmo estrutura, para tanto as incubadoras proporcionam um ambiente flexível e encorajador onde oferecem uma série de facilidades para o crescimento, geralmente a questão de custos desestabiliza o empreendedor, e, pensando exatamente em obstáculos como estes que a estrutura de uma incubadora oferece opções de novos empreendimentos  a um custo bem menor do que no mercado, pois eles são muitas vezes rateados ou até mesmo subsidiados, fortalecendo a empresa para o mercado e auxiliando na superação de barreiras existentes nos primeiros anos de sua atuação. 
Outro fator de grande relevância, de destaque, é a visibilidade e a transferência de credibilidade que elas proporcionam, pois, o processo permite ainda uma seleção que capta, os melhores projetos e selecionam os empreendedores mais aptos, o que  naturalmente amplia as possibilidades de sucesso dessas empresas, acelerando o processo de criação de micro e pequenas empresas aumentando suas chances de sobrevivência. A sua importância está elencada com varias expectativas regionais, buscando sempre reforçar o espírito empreendedor, estimular a associação e parcerias, entre universidades e empresas, apoiar a geração de empregos e renda, apoiar novos produtos, processos e serviços no mercado, facilitar o acesso a novas tecnologias e apoiar a revitalização de empresas e seus processos, com a soma de todos estes fatores, a sua consolidação - das empresas - tende a apresentar o seu potencial de crescimento no mercado.
REFERÊNCIAS

Manual para implantação de incubadoras de empresas. Disponível em: < http://www.ufal.edu.br/empreendedorismo/downloads/manual-para-implantacao-de-incubadoras-de-empresas-mct-pni>. Acesso em: 05 out. 2013.

Manual de procedimentos. Disponível em: <www.sebrae.com.br/br/duvidasfrequentes/index.asp?especifico=true&id=4718>. Acesso em: 05 out. 2013.
O papel das incubadoras de empresas de base tecnológica no desenvolvimento regional. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp070465.pdf> Acesso em: 10 out. 2013.
ANPROTEC. Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores Disponível em: < www.anprotec.org.br> Acesso em: 10 out. 2013
SANTOS, Sílvio Aparecido dos. Empreendedorismo de base tecnológica -
Evolução e Trajetória. Maringá, PR: Unicorpore, 2005.