Lula assumiu o Brasil em 2003. A economia estável graças ao plano real possibilitou que ele gastasse com investimentos aumentando sua popularidade nos programas BOLSA FAMÍLIA entre outros programas pseudo-sociais. Porém, em minha opinião, este Governo atual, que está a mais de 10 anos no poder, vem praticando um forte marketing político e uma institucionalização da pobreza como nunca se viu nesse país, manipulando o pobre através da velha política do pão e circo “dando o peixe sem querer ensiná-lo a pescar”.

Graças a imposição desse ostracismo reflexivo e dessa manipulação das massas, muitos brasileiros, em especial o pobre, somente reproduzem o que o Governo impõe, sem perceber que estamos retrocedendo e muito na questão política e democrática. Lula fez alianças com todos aqueles que ele combatia, tais como: José Sarney e Fernando Collor, para chegar ao poder, abandonando por completo os ideais que ele próprio achava que tinha.

Aliou-se com o clientelismo eleitoreiro, com a falta de ética, com as artimanhas do mensalão, sendo o "testa de ferro" José Dirceu (quem diz isso é o Supremo Tribunal Federal) um dos principais idealizadores daquele esquema. Aquele Lula, quando era oposição, que, criticava o congresso com seus 300 picaretas entrou com os mesmos aliando-se a Sarney e Collor (como já dito) e toda ala negra do PMDB e outros aliados que ele mesmo combatia veementemente.

Dividiu o dinheiro do mensalão com os aliados políticos. Houve um loteamento de empregos revestidos do Múnus Público com intuito exclusivo de fortalecer o PT e os partidos coligados com o Governo, economicamente e politicamente. O PT tem uma filosofia de organização partidária muito semelhante ao Partido Fascista Italiano, liderado por Benedito Mussolini na década de 30. Sua organização partidária busca fortalecer o partido economicamente e busca, no Brasil, fazer como aconteceu na Venezuela, fanatizar o povo para se perpetuar no poder, ao ponto de ser cogitado na última eleição presidencial a possibilidade de um terceiro mandato ao ex-presidente Lula, tal qual fez Hugo Chaves na Venezuela.

Estamos atravessando um momento muito delicado na democracia, pois não podemos ficar reféns de um governo que manipula aqueles que mais precisam, através de pseudo políticas assistencialistas, que NUNCA irão fazer com que o pobre deixe de ser pobre, o tornando refém da Máquina Pública.


Ideais nitidamente Fascistas estão sendo reproduzidos no Brasil. Na Itália Mussolini conseguiu tornar a população refém do seu regime através de um Governo Totalitário e Militarizado, porém carismático e com apoiadores fanáticos. Aqui as ideias são as mesmas, mudando apenas o modo, onde são usados como ferramentas o Marketing e o Clientelismo Eleitoral, fazendo com que o pobre, tal qual no Fascismo, fique dependente do Governo.

Thiago Henrique C. de Almeida
Advogado. Paraibano. Crítico de uma sociedade inerte.
Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba.