RESUMO: Este estudo tem o objetivo de ajudar os professores e futuros professores de Educação Física, quanto ao ensino do ciclismo numa perspectiva escolar, ou seja, aquilo que julgamos ser de grande relevância para o processo de ensino-aprendizagem do ciclismo na escola de forma crítica.

O CICLISMO NA ESCOLA

O ciclismo assim como o esporte sofreu uma grande evolução na história, percorrendo sempre o caminho em busca de gestos e movimentos cada vez mais estereotipados e de forma cada vez mais mecânica, logo a busca da ciência e dos estudiosos é sempre com a finalidade de achar meios de melhorar cada vez mais o rendimento do esporte, ou seja, a cópia perfeita da sociedade capitalista vivida atualmente, no qual se caminha constantemente em busca do melhoramento do rendimento, enaltecendo o principio de concorrência.

Quando pensamos em ciclismo na escola, e procuramos estudos relacionados a este assunto, quase nada ou até mesmo nada é encontrado. Logo Kunz (2006) nos alerta quanto a este assunto, citando que o esporte atualmente praticado por atletas e não-atletas, e até mesmo nas aulas de educação física, é um esporte que utiliza condições técnicas específicas de cada modalidade, e também que necessita de locais e materiais apropriados.

E assim Kunz (2006) menciona que um dos grandes erros das universidades, é que estas, estão cada vez mais construindo instalações esportivas de grande qualidade, com materiais e espaços oficiais, logo os futuros professores de Educação Física são ensinados apenas para lecionar aulas diante a estes espaços e materiais, e quando são confrontados com a realidade escolar brasileira, estes professores se sentem totalmente despreparados para ministrar uma aula sem possuir os espaços e materiais apropriados.

Kunz (2006) ainda nos afirma que a maioria dos profissionais de hoje "não conseguem entender que uma pista de atletismo pode ser utilizada para andar de bicicleta, ou que uma bola de voleibol pode ser chutada" (p.83), e é neste ponto que queremos chegar, na questão se saber improvisar e utilizar materiais alternativos, pois a falta de material e espaço apropriado para a prática do ciclismo não pode ser considerado uma desculpa para não trabalhar o ciclismo na escola.

Deste modo, acreditamos que o ciclismo pode e deve ser trabalhado na escola, pois o professor confrontando o conhecimento que recebeu em sua formação e a sua criatividade, pode criar e realizar metodologias para que o ensinamento do ciclismo ocorra de maneira adequada para a escola.
Como o ciclismo possui diferentes utilidades, como competição, meio de transporte e lazer, logo este esporte possui muitos conteúdos que podem gerar inúmeras discussões e problematizações.

Trabalhando o ciclismo baseado na concepção crítico-emancipatória, é importante ressaltar que o ensino deste esporte não pode estacionar apenas na questão objetiva, ou seja, na prática, pois ciclismo não é apenas andar de bicicleta e saber as técnicas de cada prova do ciclismo, é de extrema importância trabalhar a questão social do ciclismo, contextualizando juntamente com os alunos, as diversas utilidades de uma bicicleta, proporcionando debates sobre o assunto, buscando saber primeiramente dos alunos o que eles entendem por ciclismo, e assim estar desenvolvendo metodologias que irão estar trabalhando as diversas utilidades do ciclismo.

Assim como também estar desenvolvendo o lado crítico e reflexivo do aluno, buscando a interação dos alunos por meio do ciclismo, fazendo com que estes alunos reflitam criticamente sobre o ciclismo em nossa sociedade, onde ele é utilizado, como é utilizado. E assim buscar um esclarecimento sobre como o ciclismo deveria ser usado, que mudanças na sociedade se poderia alcançar com a prática do ciclismo.

E assim, por meio do conteúdo "ciclismo" é possível estar desenvolvendo o lado objetivo, com aulas práticas e atividades que desenvolvam a questão do fazer. Pode-se ainda estar desenvolvendo o lado social por meio do ciclismo, com reflexão sobre a prática do ciclismo como atividade física, como uma forma de competição, direitos e deveres no trânsito, meio de transporte que visa a vida sustentável, forma de lazer que proporciona diversos benefícios fisiológicos e psicológicos, entre outras inúmeras reflexões. E ainda por meio do ciclismo pode-se estar desenvolvendo o lado comunicativo dos alunos, pois durante os dois processos anteriormente citados, a fala e o discurso são primordiais, sendo esta uma questão no qual o professor deve dar muita importância.

Após termos esclarecido teoricamente como o ciclismo poderia ser trabalhado na escola, pensamos que é necessário nos envolver mais com a questão metodológica, ou seja, metodologias concretas para se ensinar o ciclismo na escola.

Metodologias que podem ser usadas para se trabalhar o ciclismo na escola, além das inúmeras possibilidades de aulas práticas:

? Jogos de mesa e pedagógicos:
- Jogo da memória com imagens sobre ciclismo, pode-se fazer também com imagens e as palavras correspondentes, ou ainda com determinado assunto para cada jogo da memória, por exemplo, um jogo somente com equipamento e nomes dos equipamentos, outro jogo somente com imagens e característica de uma determinada prova.
- Quebra-cabeça, usando imagens que o professor julga ser importante para o ensinamento do ciclismo, pode-se usar imagens que depois poderão servir para boas discussões.

? Sites que contém jogos online de algumas modalidades do ciclismo:
- http://www.ojogos.com.br/jogos/ciclismo/ciclismo.html
- http://www.wixgame.com/pt/esportes/ciclismo-games/
- http://jogos360.uol.com.br/ciclismo/

? Trabalhos em grupo:
- O professor pode propor que os alunos em grupos, após ser feita uma pesquisa sobre o que é o ciclismo e suas modalidades, façam a gravação e a produção de um vídeo, no qual o alunos apresentem no próprio vídeo a modalidade do ciclismo, podendo estar fazendo entrevistas com outros professores de educação física, ou até mesmo
- A turma é dividida em grupos,assim os grupos poderão estar confeccionando maquetes ilustrando o espaço da modalidade de pista, estrada e montanha. E assim eles poderão estar explicando as modalidades com o auxilio da maquete.

? Atividades práticas:
- Promover passeios ciclísticos, pode-se estar fazendo em conjunto com outras disciplinas, ou até mesmo em conjunto com a comunidade, fazendo assim um passeio ciclístico pelos arredores da escola, podendo estar desenvolvendo juntamente com este passeio alguma campanha, como por exemplo, a conscientização da importância da bicicleta para o aquecimento global.
- É possível estar promovendo uma saída de campo, a um velódromo ou pista de uma outra modalidade de ciclismo, para que os alunos vivencie como é andar de bicicleta nestes espaços.
- O professor pode estar montando na escola algum circuito que lembre determinada prova de ciclismo.

REFERÊNCIA
KUNZ, Elenor. Transformação Didático-pedagógico do Esporte. 7 ed. Ijuí: Unijuí, 2006.