A frase que intitula esse texto, é muito ouvida no meio empresarial, principalmente em momento de economia instável, como a que vivemos no ano de 2014.

Com o volume menor nas vendas, margens cada vez mais apertadas, é a hora que o Custo Fixo das empresas se manifesta e se mostra alto, ai vem a necessidade de buscar recursos de terceiros, empréstimos, capital de giro, descontos, contas garantidas, e por ai vai....

Quando a falta do giro (Capital de Giro) é algo pontual, no curto ou a médio prazo a situação financeira volta ao normal, porém, se os ajustes necessários não forem realizados, a captação de recursos de terceiros, fará parte da rotina do Administrativo/Financeiro da empresa.

E isso geralmente virá uma ciranda, a empresa paga algumas parcelas e em seguida realiza outro empréstimo, e isso passa a acontecer cada vez mais com mais frequência; quando as taxas são boas muitas vezes as empresas conseguem superar, porém muitas vezes esses recursos , vem atender as necessidades da empresa de uma maneira indigesta, com prazos insuficientes, taxas fora das praticadas no mercado, e na grande maioria das vezes com outros produtos bancários agregados (seguros, aplicações, capitalizações, entre outros); diante da necessidade temos que aceitar esse “supérfluo”.

E com o decorrer do tempo chegamos a conclusão que o alívio do empréstimo foi momentâneo e o pesadelo em breve vai voltará.

Diversas alternativas de soluções devem ser estudadas, planejadas para a realidade da empresa.

Dentre as opções há a possibilidade da Renegociação da Dívida Bancária, essa alternativa não pode ser descartada, por ser muitas vezes a única alternativa que vai solucionar a situação financeira da empresa.

Na prática a Renegociação é a reestruturação da divida: Alonga o prazo, ajusta a taxa a um padrão aceitável, e por consequência reduz o valor das parcelas. A gestão dessa renegociação para que tenha sucesso, não pode e nem deve ser realizada pelo empresário que a contraiu, pois geralmente o mesmo não tem experiência nem tão pouco conhecimento desse tipo de negociação.

Fale com a Gente!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa – Diretor da AXS Consultoria Empresarial, empresa especializada em soluções nas áreas de Controladoria, Administração e Finanças em empresas de pequeno e médio porte, e também professor universitário.

http://www.axsconsultoria.com.br

email: [email protected]

Telefone: (11) 99699.1487 e  (15) 99105.1487.

Sorocaba – SP