FACULDA NOSSA CIDADE - FNC

MULHERES, EVOLUÇÃO E PODER

 

Até meados da década de 60 as mulheres eram educadas simplesmente para cuidar dos afazeres domésticos. As únicas que trabalhavam eram aquelas de classe baixa, que necessitavam de cuidar dos filhos, mesmo a essas mulheres eram desiguinadas a fazer somente afazeres domésticos como, lavadeiras, arrumadeiras, cozinheiras, etc. E as ditas bem nascidas eram criadas e adestradas somente para cuidar da família, e aquelas que teimavam em trabalhar não eram bem vistas pelas famílias e sociedade.

Com a 2ªGuerra, a grande parte dos homens foram enviados para guerra, e as fábricas ficaram sem mão de obra, e na ausência de seus maridos para sustentar a casa as mulheres foram trabalhar nessas fábricas. e assim começou a inserção das mulheres em larga escala no mercado de trabalho.

Mesmo após décadas desse ocorrido, as mulheres ainda enfretam grandes dificuldades. Tendo cargos inferiores aos dos homens, e mesmo quando tem a mesma posição os sálarios são inferiores aos deles, isso tudo para falar das mulheres do Ocidente, porque as que vivem no Oriente grande parte delas ainda tem que viver sobe o domínio machista, sendo subjulgadas por eles. Ainda hoje grande parte dessas mulheres sofrem agressões físicas, humilhações públicas, não podendo estudar nem mesmo trabalhar.

No Brasil de hoje podemos dizer que houve uma pequena melhora para as mulheres no mercado de trabalho, mais ainda á uma grande parte dessas mulheres que sustentam seus lares com empregos que remetem aos afazeres dométicos como diaristas, babás, etc. A outra parte dessas mulheres ocupam cargos como professoras, cabelereiras, serviços de saúde enfim. Ainda são poucas mulheres que ocupam cargos elevados dentro de uma organização, mais isso vem mudando pois hoje já elegemos até uma mulher para o posto mais alto dentro da política brasileira. E que isso sirva de inspiração para todas nós mulheres de coragem, fibra e determinação, pois nossa história ao longo do tempo está cheio de  grandes nomes feminos de destaque como, Joana d'Arc (heroína), Anita Garibaldi (revolucionária), Maria Curie (cientista), Virginia Woolf (escritora), Cora Coralina (poetisa), Tereza de Calcutá (missionária), Indira Gandhi (política), Irmã Dulce (religiosa), Evita Peron (política), e Dilma Rousseff ( Presidenta do Brasil).

Escrito por

Elida aparecida de Aquino

5ºADM da Faculdade Nossa Cidade - FNC

Sob orientação da Professora Esther Cosso