Liberdade de Imprensa: Contexto Histórico e Atual no Vale do Itajaí 

Resumo:

Este estudo pretende traçar o perfil da liberdade de imprensa no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Para isso, um contexto histórico da liberdade dos veículos de comunicação do Brasil e dos jornalistas é trazido à tona, a fim de relembrar momentos delicados já passados, como os períodos de Segunda Guerra Mundial e Ditadura Militar, no Brasil. Nosso objetivo é observar se os meios de comunicação respeitam o código de ética dos jornalistas, tendo em vista que o mesmo assegura o direito à liberdade de pensamento dos profissionais da área. Momentos atuais são usados como exemplo para assegurar nossas premissas. Entrevistamos o Olbrisch, Rubens que ocupa o cargo de Presidente da Acaert - Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e TV, com o objetivo de obter informações a respeito do tema liberdade de Imprensa no Estado de Santa Catarina e de modo especial no Vale do Itajaí.

Palavras-chave: Ética. Jornalismo. Liberdade. Veículos de Comunicação.

INTRODUÇÃO

A liberdade de expressão constitui-se num dos direitos da mais elevada importância para que o Estado possa ser considerado uma sociedade democrática. É um valor universal, a ser perseguido pelas sociedades, na busca do bem comum dos cidadãos como um princípio de sabedoria geral e individual na construção de uma sociedade verdadeiramente livre no mundo contemporâneo.

A liberdade de imprensa é algo que vem sendo debatido desde os primórdios da profissão de Jornalismo. Houve épocas em que o profissional da área era absurdamente monitorado e proibido de se expressar de forma livre. No Brasil, a ditadura militar uma das grandes causadoras de bloqueios no âmbito de se fazer jornalismo. No mundo podemos citar as grandes guerras já enfrentadas como, por exemplo, a I e II Guerra Mundial. Atualmente, no Brasil, temos uma imprensa de teor livre, entretanto, podemos observar que há restrições em alguns veículos de comunicação.

O objetivo deste trabalho é fazer uma análise histórica e atual sobre a liberdade de imprensa no Vale do Itajaí e de modo especial na região de Blumenau.

Este trabalho da disciplina de Ética no jornalismo compreende o estudo acerca da liberdade de imprensa e a liberdade de expressão aplicada na atividade jornalística. Desde os tempos mais antigos, no surgimento do jornalismo a luta dos estudiosos tem sido por firmar a liberdade de imprensa como um valor a ser consagrado, ao exercício da profissão, mas também como um direito da população ao acesso à informação, sem distorções moldadas por interesses econômicos, ideológicos ou de privações de liberdade.

Para o desenvolvimento do trabalho serão utilizadas, pesquisas bibliográficas, publicações diversas e também uma entrevista com o presidente da Acaert – Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão, Rubens Olbrisch.