Justin Drew Bieber, mais popular como Justin Bieber, veio ao mundo em primeiro de março de 1994, em London, na província canadense de Ontário e três meses após seu nascimento foi pra Stratford, também em Ontário. É filho da Patricia Lynn "Pattie" Mallette e de Jeremy Jack Bieber. Ambos se casaram ainda bastante jovens e separaram-se logo que o filho fez somente 10 meses de existência. Justin foi criado por mãe solteira. Jeremy se uniu novamente e Justin obteve 2 meio-irmãos, nomeados Jazmyn e Jaxon. A separação foi amigável e Justin sempre visitava o pai o qual tinha o emprego numa construtora na cidade de Winnipeg.

Aos 2 anos de idade, Pattie começou a perceber que o filho apreciava bater nos potes, pratos, cadeiras e até em um sofá da sala. Justin começou na igreja um aprendizado formal para bateria, onde ele tinha a possibilidade de aproveitar o instrumento à vontade. Justin Bieber começou a existência acadêmica na Downie Public School, e depois foi matriculado no Avon Public School. Assim que fez três anos de vida já apresentava sinais de ter o talento para música e, em menos de 1 ano, tinha aprendido a tocar bateria, passando em seguida pro violão, instrumento que possuindo seis anos já era dominado pelo fenômeno. Mesmo que possuísse orgulho e motivasse o talento do filho, os valores cristãos de Pattie a tornavam confusa em relação ao que poderia rolar com o garoto caso ele seguisse o meio musical. Pattie já tinha ouvido inúmeros casos de adolescentes artistas que arruinaram a carreira graças aos vícios e tentações existentes nesse meio. Diante disto, desejava que Justin mantivesse o seu talento na igreja.

Em 2006, Justin Bieber completou doze anos e resolveu participar de um concurso de talentos locais da província de Stratford, o Stratford Idol, uma variante do Canadá para o American Idol. No dia do concurso, Bieber descobriu que todos os demais concorrentes foram preparados e possuíam professores para canto, diferentemente dele, que estava acostumado a apenas cantar dentro de sua residência. Embora em inferioridade, Justin conseguiu alcançar a segunda colocação na competição. No encerramento de 2007, o cantor e sua mãe decidiram colocar determinadas gravações de suas atuações na Internet, para que parentes e amigos que estavam longe tivessem a possibilidade de assistir as suas apresentações. Seus parentes aprovaram-nas e passaram a transmitir os as páginas web para os colegas, que da mesma forma encaminharam para diferentes amigos. Com o passar dos dias, Pattie tornou-se intranquila após notar que pessoas estranhas estavam assistindo o seu menino, no entanto Justin convenceu sua mãe de que o YouTube era inofensivo e decidiram disponibilizar outros vídeos de Bieber cantando canções de artistas tais como Justin Timberlake, Chris Brown, Stevie Wonder, Michael Jackson e da banda Beatles. Dia após dia, a quantidade de de gente que visualizava as suas últimas apresentações passava de milhões e a notoriedade surgiu para o garoto. Atualmante, suas canções vem a ser as mais jogadas no Guitar Hero.