No próximo sábado, dia 23 de março, milhões de pessoas em todo o mundo irão apagar as luzes durante 60 minutos, em um ato simbólico de conscientização quanto ao aquecimento global. A ação é uma iniciativa da Rede WWF (World Wildlife Fund) que leva o nome de Hora do Planeta e acontece desde 2007. Além das pessoas em suas casas, governos, prefeituras, instituições e empresas  aderem à Hora do Planeta apagando a iluminação de monumentos e fachadas de prédios. Este será o quinto ano consecutivo em que o Brasil participará. As luzes devem permanecer apagadas entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília).

O tema de reflexão escolhido pela WWF para 2013 é a água. Não por acaso, os recursos hídricos também foram a escolha da Unesco, que indica este ano como o “Ano Internacional da Cooperação pela Água”. A questão merece ainda mais destaque no Brasil, onde 70% da energia consumida é gerada em usinas hidrelétricas, que já começam a mostrar problemas relacionados às mudanças climáticas que alteram cursos de rios e represas.

A adesão ao evento só cresce. No ano passado, sete mil cidades de 152 países participaram da Hora do Planeta, totalizando cerca de um bilhão de pessoas engajadas em todo o mundo.

A trilha sonora oficial da Hora do Planeta 2013, que pode ser conferida no site da WWF,  é estrelada pelo DJ David Guetta e pelo rapper Usher. A música, chamada Without You (Sem Você) faz referência ao tema da Hora do Planeta pelos próximos três anos: “Eu vou se você for”. A campanha conta com uma plataforma online criada para que as pessoas compartilhem vídeos em que desafiam outras pessoas -- principalmente familiares e amigos --  a fazerem algo pelo bem do planeta. Em troca, o desafiante promete realizar uma coisa inusitada, como saltar de pára-quedas. Essa é a essência do “eu vou se você for”. O objetivo é promover o engajamento dos cidadãos na luta por um mundo mais sustentável.