Se você quer mudar aquele roteiro tradicional de férias de fim de ano e experimentar algo novo na sua próxima viagem, então acabou de encontrar a cidade perfeita para esse novo tour. Os bares de Santa Tereza, a Pampulha e o Mineirão já são velhos conhecidos, mas você sabia que a capital mineira tem o maior conjunto cultural do País? Deixe um espacinho nas malas, reserve seu lugar num apart-hotel em Belo Horizonte e prepare-se para voltar com muito mais bagagem, só que dessa vez, totalmente diferente dos souvenirs tradicionais.

Os antigos prédios do Governo de Minas Gerais poderiam simplesmente fechar as portas e se tornar parte do grande número de construções antigas que são abandonadas e deixadas ao acaso. Mas o próprio governo e algumas outras instituições tiveram uma brilhante ideia: por que não aproveitar o espaço, a beleza e a tradição para marcar oficialmente a história da cidade? E não só a história, mas a arte, a cultura, o conhecimento e ainda fazer desse espaço um charmoso lugar para os próprios moradores e adivinha para quem mais? Já sabe a resposta, não é mesmo? Encontrar um flat em BH ou um bom restaurante não vai ser, nem de longe, um problema!

Se você não conseguir escolher qual é o prédio mais bonito, tudo bem, essa é uma discussão quase infinita mesmo. Mas, você pode escolher qual foi a atração que achou mais legal, afinal, tem muita coisa para ver, ouvir e interagir. O Arquivo Público Mineiro conta a história do estado desde o período colonial, por meio de documentos, fotos, mapas, filmes e documentários. É apaixonado por livros? Respire fundo antes de entrar na Biblioteca Luiz de Bessa, pois são mais de 200 mil títulos, nacionais e internacionais, alguns raros e de longa data!

Está curioso para saber o que rola de arte por ali? O Cemig vai te fazer mergulhar na cultura mineira com peças de arte popular que foram preservadas no tempo. Já o Palácio da Liberdade mostra o outro lado da moeda: todo o luxo e a influência europeia do edifício que foi palco das mais importantes decisões políticas do Brasil. E são tantas atrações neste circuito que fica até difícil de falar sobre todas elas aqui. Ah! Tem mais um detalhe que você vai gostar de saber: o centro cultural ainda tem parceria com alguns hotéis no centro de BH para fortalecer o turismo cultural, além de restaurantes, bares e universidades. Precisa de mais alguma coisa para a viagem ser perfeita?