Você sabe o que é fuso horário? É um sistema de horários com a intenção de padronizar o horário mundial e facilitar a vida de nós, humanos.

Essa ideia foi discutida em 1883, em Roma, pois, na época, o sol era o único relógio existente. Sabia-se que era meio-dia quando o sol estava a pino, ou seja, no alto de suas cabeças.

Mas foi em 1884, em Washington, capital estadunidense, que foi feita uma reunião a fim de determinar o fuso mundial. Lá, com representantes 25 de países, decidiram que o mundo seria dividido em 24 fusos distintos (utc).

 hora brasil

Para escolher este sistema, eles dividiram a esfera terrestre em 360° e observaram que o planeta levava 24 horas para completar o giro em torno do eixo, sendo que girava 15° a cada 1h. A partir daí, calcularam que o planeta levava 04 minutos para girar 1°.

Para determinar os horários, usaram Meridiano de Greenwich como ponto de partida, pois nele o centro é 0°. A partir daqui o cálculo é simples: A cada grau leste aumenta-se 04 minutos em seu relógio e a cada grau oeste diminui-se 04 minutos.

Alguns países, dada suas imensidão, usa mais de um fuso dentro deles. A Rússia, por exemplo, usa 11 fusos. O Brasil usa, atualmente, 04 fusos apenas onde o de Brasília é considerado o oficial.

UTC e GMT

São duas das principais siglas usadas para facilitar a compreensão.

A UTC significa Coordinated Universal Time (Tempo Universal Coordenado) ou, mais conhecido como, tempo civil. Por causa dele os horários são relativos e sempre virá com uma numeração acompanhada dos sinais de subtração ou soma para indicar quantas horas aquele local está atrasado ou adiantado. É usado como referência para calcular todas as zonas horárias do mundo.

A UTC é sucessora ao GMT, pois não usa o sol ou as estrelas como base. É derivada do Tempo Atômico Internacional por conta da rotação da terra oscilar em relação ao tempo atômico. Esse método torna a UTC mais precisa do que seu antecessor e, por isso, é a utilizada atualmente.

Pronto, agora que você sabe sobre o que é o fuso e como ele surgiu, vamos falar de Brasília, o fuso central do Brasil e, também, a sede do Distrito Federal do mesmo.

Como funciona o Fuso de Brasília e quem mais o usa

Brasília fica no Centro-Oeste do país e tem três horas de atraso do Meridiano de Greenwich.

É o segundo fuso horário brasileiro, porém, é o que cobre mais território. Seu horário é utilizado no Nordeste, Sudeste e Sul. Também no Pará, Amapá, Tocantins e Goiás.

 

A UTC de Brasília é a UTC -3. Mas como o Brasil possui outros três fusos, fique atento sobre a região em que você se encontra.

Os outros fusos são:

UTC −2: Atol das Rocas, Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, Trindade e Martim Vaz.

UTC −4: estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, e dois terços do estado do Amazonas.

UTC −5: estado do Acre, e treze municípios no oeste do estado do Amazonas (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre,Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga).

para saber hora atual no Brasil visita: http://www.horario-brasilia.com/