A "cidade maravilhosa" recebe anualmente milhares de turistas do mundo inteiro. O Rio de Janeiro é conhecido por ser o maior destino turístico do hemisfério Sul. A cidade também recebe, anualmente, centenas de eventos de âmbito nacional e internacional. Todo ano, são milhares de congressos, feiras, encontros, festivais, fóruns, entre outros eventos no Rio de Janeiro que atraem milhares de pessoas de todo o Brasil, além de muitos estrangeiros. Visitar o Rio de Janeiro é uma oportunidade não apenas para o chamado turismo de negócios, mas também para conhecer as maravilhas que a cidade oferece, desde as belezas naturais, passando por gastronomia e as belezas construídas pelo homem. Para facilitar a sua estadia no Rio, veja excelentes dicas de lazer, gastronomia, cultura, transporte e hotéis no Rio de Janeiro.

Hotéis no Rio de Janeiro

Para quem não mora na cidade maravilhosa, mas pretende participar dos eventos em 2010 que acontecerão na capital fluminense, é importante procurar com certa antecedência um hotel no Rio de Janeiro que se adapte à sua necessidade. Vários fatores podem influenciar a sua reserva, mas dois são muito importantes: o primeiro é o movimento turístico na cidade, que acontece o ano inteiro. É claro que em alguns períodos a procura é maior, mas como a cidade recebe gente do mundo inteiro, os hotéis no RJ sempre estão cheios. O segundo fator é o trânsito caótico das grandes metrópoles. No Rio isso não é diferente, principalmente em alguns trechos da cidade, como o centro e os bairros do entorno. A rede hoteleira do Rio de Janeiro é muito rica em diversidades. Certamente você encontrará opções para todos os gostos e bolsos. Os hotéis estão por toda a parte da cidade, ficando a escolha e reserva a seu critério, necessidade e disposição para pagamento. Desde as regiões mais de periferia até hotéis no centro do Rio de Janeiro. Por isso, preste muita atenção na hora de efetuar sua reserva. Lembre-se de levar em conta o trânsito da cidade. De preferência, reserve seu hotel no Rio de Janeiro próximo do evento que você irá participar. Para esse tipo de pesquisa, a melhor dica para encontrar um hotel no Rio de Janeiro que atenda a sua expectativa, é acessar um site que ofereça diversas opções de hotéis para que você faça sua reserva online. Uma dica muito legal é o site http://www.rio-de-janeiro-hotel.tur.br. Nele, você encontrará muitas opções. Não deixe a reserva para a última hora, entre em contato com antecedência e se hospede em um hotel do Rio de Janeiro de sua preferência!

Opções de Lazer

Aproveite o que o Rio tem de melhor! A capital fluminense oferece um número grande de opções de lazer. Parques, reservas, museus, teatros, shoppings, praia, enfim, são opções que agradam todas as idades. Veja abaixo uma lista com 12 opções de lazer na cidade maravilhosa: 1. Biblioteca Nacional (maior acervo da América Latina); 2. Theatro Municipal do Rio de Janeiro; 3. Arcos da Lapa; 4. Morro do Pão de Açúcar; 5. Cristo Redentor; 6. Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã); 7. Praia de Copacabana; 8. Museu de Arte Contemporânea (que fica em Niterói); 9. Lagoa Rodrigo de Freitas; 10. Floresta da Tijuca (maior floresta urbana do mundo); 11. Jardim Botânico; 12. Quinta da Boa Vista (antiga residência da família real e, mais tarde, imperial). As 12 opções acima alistadas representam um pouco de tudo o que o Rio tem de beleza, esperando pelos milhares de turistas que desembarcam na cidade. E se a sua viagem estiver programada para o mês de fevereiro, em pleno Carnaval, não se esqueça de garantir a sua entrada na Sapucaí para conferir o melhor carnaval do mundo! Mesmo que o seu objetivo maior na visita à cidade seja participar de algum dos eventos em 2010 no Rio de Janeiro, não deixe de passear e curtir as opções de lazer da capital fluminense!

Gastronomia

E o que falar da maravilhosa gastronomia do Rio? São centenas de boas opções, também de acordo com o gosto e o bolso de cada um. De frutos do mar a pratos comemorativos por estação do ano, são exemplos de possibilidades de refeição. Uma dica legal é acessar o site http://www.guiadasemana.com.br, selecionar a cidade do Rio de Janeiro e navegar a vontade, se deliciando nas opções gastronômicas.

Transporte

Transporte público é um dos principais problemas de qualquer metrópole, e no Rio isso não seria diferente. O agravante é que não existe um valor padrão de passagem de ônibus, visto que cada empresa pode ofertar uma vantagem que encarece o valor final para o usuário, como a utilização de ar-condicionado, por exemplo. Nesse caso, se você realmente precisar se deslocar de ônibus no Rio visite o site e fique por dentro dos itinerários das linhas. Agora, se for possível, a melhor escolha é pagar um taxi. Aliás, taxi é o que não falta no Rio. São milhares espalhados pelo trânsito carioca.

Segurança

Muito se fala sobre a violência no Rio de Janeiro. Porém, estatísticas mostram que outras capitais brasileiras, proporcionalmente, são mais violentas que o Rio. Afinal, são mais de 6 milhões de pessoas vivendo na cidade beira mar. É claro que algumas dicas podem reduzir o risco de assalto, como sempre andar em grupo, nunca parar para falar com estranhos e procurar frequentar locais movimentados. Em última instância, caso a situação de risco seja maior, o contato deve ser feito de forma imediata com a polícia, através do número 190. Mas fique tranquilo, o Rio está apto a receber você e sua família para dias maravilhosos!

Boa Estadia

Essas poucas, mas valiosas dicas tornarão sua estadia no Rio de Janeiro mais agradável! A capital fluminense oferece ótimas opções para seus turistas. Aproveite seus eventos e passeios e conheça a cidade maravilhosa!