Considerado o cavalo mais versátil do mundo, o Quarto de Milha pode ser usado nas seguintes modalidades: Corridas Planas, Saltos, Provas de Rédeas, Três Tambores, Seis Balizas, Hipismo Rural, Team Penning, Provas Western, Apartação, Laço e lida com o gado.

 

Prova de laço em dupla

A prova exige trabalho de equipe e cooperação entre os dois laçadores. Cada laçador tem uma função definida. Um deve se preocupar em mirar seu laço na cabeça do bezerro e o outro cuida dos pés do animal, com a finalidade de derrubá-lo. A conclusão da prova acontece quando o animal está completamente dominado e os dois laçadores esticam suas cordas.

Seis balizas

A modalidade de balizas testa a agilidade e velocidade do cavalo. O percurso consiste em uma série de seis balizas, nas quais cavalo e cavaleiro vão trançando as balizas em alta velocidade. O cavalo corre até o final delas, vira na última e retorna trançando para fora e para dentro, trabalhando no caminho de volta para a 1ª baliza. Então, ele faz o contorno na baliza da frente e volta costurando as balizas novamente, até atingir a última.

Três tambores

Na corrida dos Três Tambores, os competidores correm contra o cronômetro, seguindo um percurso que consiste em três tambores dispostos triangularmente. Inicia-se a contagem do tempo, quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida. É permitido tocar nos tambores, mas se algum tambor cair durante o percurso da prova, uma penalidade de 5 segundos será acrescida por tambor derrubado.

Team Penning

O Team Penning é cronometrado com base nas tarefas originais dos cowboys da era Western. Como o próprio nome diz, um time de três cavaleiros deve isolar (separar) três cabeças de gado especificamente identificados do rebanho e, então, colocá-las em um curral do lado oposto da arena em 120 segundos de tempo limite.