Em tempos de desesperança, onde buscar a esperança? É comum o hábito de transferir para o outro a culpa por transtornos  que enfrentamos e esperar que  a solução para os nossos problemas caiam do céu. Neste momento em que os problemas são de toda ordem: econômica, política, saúde e social, não sabemos quantos  ainda estão por vir e em quanto vai aumentar o número de culpados, sentimo-nos atordoados diante da possibilidade de ter um número infindável de culpados para nossas mazelas e o que é pior, sentimo-nos órfãos para identificar o nosso salvador.

      A desesperança dá vez a mais desesperança e predomina a sensação de que estamos num beco sem saída. Se por um lado é desalentador a vivência dessa experiência, sempre na expectativa  de qual será a próxima má notícia, por outro lado, crises como esta obriga a todos a refletir sobre o que fazer. Os problemas atingem a coletividade  e não há como fugir da participação individual  das ações coletivas que apontem para soluções. Saber aproveitar uma oportunidade exige inteligência, iniciativa, coragem e ética. A oportunidade surge, quase sempre, de forma inesperada. Ela sempre está acompanhada de prós e contras e o “si” é inevitável e até que se decida aproveitá-la, sem deixar-se dominar pelo voluntarismo ou pelo medo, pode-se chegar ao ponto de perdê-la. Por outro lado aproveitá-la em detrimento de outrem pode se caracterizar por oportunismo.

    Observamos, no dia-a-dia, atitudes e comportamentos que justificados como senso de oportunidade, nada mais é que oportunismo. Na verdade o que se verifica é a atitude egoísta de uma maioria  que como diz o ditado popular, farinha pouca meu pirão primeiro.  

   É angustiante, é desalentador, mas é também encorajador de adotarmos uma atitude de enfrentamento entendendo que alguma coisa precisa ser feita e que cada um de nós é co-responsável pelo futuro que ainda está por vir. Onde buscar a esperança?... Não precisa procurar, ela está ali, diante de nossos olhos, nos exemplos de pessoas que continuam a lutar por um mundo melhor, no amanhecer de cada dia, na fé que nos alimenta e na coragem com que enfrentamos cada dificuldade.