EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA REALIDADE INVESTIGADA

 

                                  Autora: Maria Macelia da Silva Moreira ( UVA)

                                 Co-autora:  Ms. Maria Neusita Tabosa (UVA)

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de campo com o objetivo de investigar sobre o fechamento das escolas do e no campo no município de Coreaú – Ceará, identificando as causas desse fechamento por meio de visitação aos distritos e contatos com a Secretaria de Educação do referido município por uma equipe de estudantes de graduação em Pedagogia que visitou os distritos, observou in loc a realidade e entrevistou lideranças comunitárias e professores que atuavam nas escolas que foram fechadas, buscando as razões que motivaram os gestores a decisão de fechamento dessas instituições educativas. Dados coletados surpreendeu a equipe de investigadores ao constatar que, um Município tão pequeno, apresentar um contingente grande de escolas fechadas em tão pouco tempo. Detectou-se ainda, que foram fechadas creches, educação infantil, ensino fundamental I e II e EJA, sob a justificativa de que estariam passando por um processo de nucleação.  Neste sentido, a equipe de estudantes pesquisadores iluminados pelo pensamento pedagógico de Paulo Freire que diz:”(...) podemos ainda ter esperanças nas mudanças que podem ocorrer em nosso país, sabemos que para isso é preciso não calar diante das situações existentes”, realizou o mapeamento das escolas fechadas assim representadas: EMEB João da Costa Resplande com 112 alunos, na qual funcionava com alunos da creche ao 9º ano do fundamental II, EMEB Salgado dos Teodoro com 17 alunos, onde funcionavam salas multisseriada com alunos da creche ao 5º,as demais tinham um número reduzido de alunos matriculados, sendo as seguintes: EMEB Salva Vidas em Salva Vidas, EMEB João Antº de Albuquerque em M. Vermelha, EMEB N. Sra. Do Perpetuo Socorro em Raposa, EMEB João da Costa Resplande em Agrovila, EMEB Tomas Carmo em S. Penedo, EMEB Joaquim de Souza Lima em Angicos, EMEB São Joaquim em Visitação, EMEB Belizio de França Sales em Marfim, EMEB Praxedes de Andrade em Conceição, EMEB Angélica Carneiro Portela em Juazeiro, Gerardo Deda em Altos Xim. As principais justificativas para o fechamento dessas escolas é que se localizavam nos distritos, dificultando o acompanhamento pedagógico por parte Prefeitura, além da necessidade de diminuir os gastos, pois para a prefeitura sairia mais em conta, transportar os alunos até as escolas polo na sede do Município. Por outro lado, o Município de Coreaú teve um dos piores resultados nas avaliações de larga escala nos anos de 2009 e 2010. Com o fechamento dessas escolas e a política de nucleação, o município de Coreaú, em 2011 teve um bom resultado, ficando entre as melhores escolas do Estado do Ceará.

PALAVRAS- CHAVE: Educação do Campo. Direito Social. Antidemocracia.

METODOLOGIA

Organizados em  equipes de três estudantes para cada distrito pesquisado, os alunos do 8º período de graduação em Pedagogia se deslocaram por conta própria, constataram o fechamento das escolas, confirmaram este fechamento junto a lideranças comunitárias, professores que nelas atuavam e representantes da Secretaria de Educação do referido município que verbalizou os argumentos adotados para justificar esse fechamento.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

          De acordo com os dados coletados foram fechadas 15 fechamento escolas nos distritos de Coreaú, sob a justificativa de promover uma melhor estruturação de gerenciamento, acompanhamento, controle e avaliação da organização administrativa e pedagógica do Município, do reduzido numero de alunos matriculados e os baixos resultados nas avaliações de larga escala. Entretanto, foram negligenciados numa só ação política por parte do gestor municipal: o direito à educação às populações do campo no próprio campo, à Constituição Federal de 1988, à LDB nº 9.394\96, Resolução nº1, de 3 de abril de 2002 da Câmara de Educação Básica, da Portaria nº 1.374, de 03\06\03 do Ministério da Educação –MEC, dentre outros documentos que  legitimam esses direitos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS  

         Na concepção da equipe responsável por esta pesquisa, os gestores municipais e, em especial, do município de Coreaú, Ceará que, ao tomarem a decisão de nuclear as escolas, não pensando no bem estar das pessoas das comunidades do campo, na desvinculação dessas pessoas: crianças, adolescentes e jovens de suas próprias culturas, valores, dentre outros aspectos que compõem sua existência. A preocupação centrou-se, sobretudo,  na economia e na posição de destaque  a ocupar o município no meio social.  Quanto à forma inadequada de transportar as crianças para as escolas distantes de suas casas sem cuidados necessários que requer as crianças, além de prejudicar as muitas pessoas: pais dos alunos, funcionários que trabalhavam nessas escolas que foram   desativadas., enfim, a adoção de medidas autoritárias e antidemocráticas.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Cortez,(original de 1959).      

_____________. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Unesp, 2001.

   SILVA, Fábio de Sousa Nunes -efetivação do direito fundamental à educação no Brasil como instrumento de transformação social .24 junho. 2008.