Durkheim e a construção da Sociologia como Ciência e o fato social com suas características

 

         A criação de um método científico, que pudesse estudar as transformações da França no século XIX, sejam elas a Bela Época, a Segunda Revolução Industrial, ou a Revolução de 1848, inseriram em Durkheim a seguinte indagação: como estudar as transformações de uma sociedade em constante alteração baseado em um método que abordasse cientificamente os fatos sociais que degradavam a França naquele momento?

       Para tanto, não bastava levantar questões, era necessário que essa ciência tivesse por método a observação e a experimentação indireta, ou seja, um método comparativo empírico, já o objeto seriam os fatos sociais, exclui-se o individualismo e prioriza-se a coletividade (SILVA, 2009, p.85-86). Segundo Durkheim “a vida social não é outra coisa que o meio moral, ou melhor, o conjunto dos diversos meios morais que cercam o indivíduo” (FERNANDES, 2012).

       Dentro da tradição positivista de delimitar claramente os objetos das ciências para melhor situá-las no campo do conhecimento, Durkheim aponta um reino social, com individualidade distinta dos reinos animal e mineral. Trata-se de um campo com caracteres próprios e que deve por isso ser explorado através de métodos apropriados. Mas esse reino não se situa à parte dos demais, possuindo um caráter abrangente: “porque não existe fenômeno que não se desenvolva na sociedade, desde os fatos físico-químicos até os fatos verdadeiramente sociais” (FERNANDES, 2012).

         Para Durkheim o fato social é um fenômeno coletivo, nesse sentido, ele seria o resultado da vida comum, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem poder de coerção sobre o indivíduo, trata os fatos sociais como “coisas”.

       Foi estabelecendo um método que fosse próprio dessa nova vertente do conhecimento que Durkheim tentou colocar a Sociologia no rol das ciências empíricas e objetivas. Para tanto, ele buscou no livro “As Regras do Método Sociológico” situar as regras para se estudar os fatos sociais.  As principais são as seguintes:

1ª) Deve o pesquisador observar os fatos sociais como coisas e, nesse caso, como coisas sociais.

2ª) Afastar-se de todas as pré-noções.

3ª) Definir claramente as coisas de que se quer tratar.

4ª) Estudar os fatos sociais através de suas formas nas quais se apresentam, isolados de suas manifestações individuais.

5ª) Entender que um fato social é normal para um determinado tipo social

6ª) Mostrar que a generalidade do fenômeno se deve às condições gerais da vida coletiva, no tipo social considerado.

7ª) Fazer a verificação quando esse fato se relaciona a uma espécie social que ainda não consumou a sua evolução integral.

8ª) Pesquisar separadamente a causa eficiente que o produz e a função social que ele cumpre.

9ª) A causa determinante de um fato social deve ser buscada entre os fatos sociais antecedentes e não entre os estados das consciências individuais.

10ª) A origem primeira de todo processo social de alguma importância deve ser buscada na constituição do meio social.  

     Os fatos sociais têm por características principais:

• Generalidade: o fato social é comum aos membros de um grupo.

•Exterioridade - o fato social é externo ao indivíduo, existe independentemente de sua vontade.

•Coercitividade - os indivíduos se sentem obrigados a seguir o comportamento estabelecido.

     Tendo como base os princípios elancados por Durkheim e sendo a Sociologia uma ciência em constante transformação, partimos para a atualidade. Com a ajuda do método comparativo, observamos que a Sociologia enfrenta novos desafios, como exemplo, podemos citar as redes sociais que surgiram com a geração Internet (Facebook, twitter, MSN, Orkut) onde vemos a degradação de valores éticos e morais. No Brasil das décadas de 1970/80, notava-se um maior apego a instituição família e religião, como o tradicional “almoço de domingo” após à missa, onde todos se reuniam. Inerente as transformações da sociedade dita tecnológica, a Internet passou a ser o veículo de maior fluxo informacional de um mundo globalizado, não obstante aos avanços, percebe-se um deslocamento comportamental das gerações de 1990/2000, onde os relacionamentos interpessoais passaram a ser virtuais.

Bibliografia:

SILVA, Ana Maria Augusta da. Sociologia: administração I. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. (p.85).

FERNANDES, Florestan. A Sociologia em Émile Durkheim. Disponível em <http://www.culturabrasil.org/durkheim.htm> Acesso em 02/03/2012.