DESEMPENHO DE BOVINOS EM PASTAGEM DE Hemarthria altíssima CV. FLÓRIDA COM DIFERENTES ALTERNATIVAS DE SUPLEMENTAÇÃO DURANTE O INVERNO
O. C. filho1, J. L. Moletta2, C.E. Nadal Iansen,T.B.C. de Souza3.
1 Acadêmico do 6º período de Zootecnia do CESCAGE ? Bolsista do PIBIC/CNPq 2004/05. 2Prof. e Coordenado do Curso de Zootecnia do CESCAGE, Pesquisador do IAPAR, 3Acadêmicos do curso de Zootecnia do CESCAGE. [email protected], [email protected]

Realizou-se um experimento na Estação Experimental Fazenda Modelo do IAPAR, em Ponta Grossa ? PR, entre 17 de julho a 18 de setembro de 2004, objetivando avaliar alternativas de suplementação durante o inverno em pastagem de Hemarthria altíssima CV. FLÓRIDA sobre o desempenho de bezerros. Foram utilizados 32 bezerros ½ Purunã, com peso médio inicial de 177 kg, distribuídos em 5 tratamentos: T1 ? Testemunha (Pastagem de Hemarthria sem suplementação); T2 - Suplementação com Multi-mistura (Sal Proteinado: 20% sal mineralizado, 25% de sal branco, 4% de uréia, 10% de farelo de soja e 41% de milho moído), com um consumo médio de 300g/animal/dia; T3 ? Suplementação com 2 kg/animal/dia de concentrado; T4 ? Acesso à pastagem de aveia e, T5 ? Acesso à pastagem de Aveia e 2 kg/animal/dia de concentrado. O Concentrado utilizado era composto por 28% soja, 50% milho, 20% triguilho e 2% sal mineralizado.
Cada lote de animais foi mantido em 2 há, sendo que os animais dos tratamentos com acesso à aveia, 1ha era de hemarthria e 1ha de aveia.
Os ganhos de peso dos animais mantidos com suplementação de concentrado T3 (811 g/animal/dia) e T5 (910 g/animal/dia), foram superiores (P<0,05) ao dos animais que foram suplementados com proteinado T2 (556 g/animal/dia) e com pastagem de aveia T4 (468 g/animal/dia). Todas as alternativas de suplementação superaram (P<0,01) ganho de peso observado para os animais mantidos exclusivamente em Hemarthria T1 (291 g/animal/dia)
. A opção por uma das alternativas de suplementação dependerá das condições da propriedade e especialmente da análise de custo/benefício. No entanto, fica evidente que as opções de suplementação com concentrado são mais eficientes.
Palavra-chave: bovinos, ganho de peso, suplementação