OS DESAFIOS DE UM PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL: UM FOCO NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Autora: Erivânia Quintino da Silva

Orientadora: Profa. Dra. Adriana Pinheiro Alencar

RESUMO

O presente artigo versa sobre os desafios de um processo de recrutamento e seleção de pessoal, enfatizando a questão da comunicação empresarial. Possui como objetivo geral analisar e avaliar de que modo ocorre o processo de recrutamento e seleção de pessoas, uma vez, que os recursos humanos são elementos fundamentais para o bom funcionamento de uma organização; e, como objetivos específicos:descrever conceitos sobre comunicação empresarial, recrutamento e seleção de pessoal; avaliar as vantagens da comunicação eficaz no processo de recrutamento e seleção de pessoal; averiguar através de um estudo de caso como a comunicação empresarial influencia no papel do gestor no processo de recrutamento e seleção de pessoal. No tocante a metodologia, a mesma caracteriza-se como sendo de revisão bibliográfica e de campo, sendo a técnica escolhida, o questionário estruturado o qual foi executada em uma determinada empresa localizada no município de Brejo Santo-CE na região do Cariri. A pesquisa detém uma abordagem qualitativa e quantitativa. Foi realizada uma análise das respostas obtidas através de uma entrevista realizada na própria empresa. O presente trabalho foi fundamentado pelos estudos de Chiavenato, Gil e Pontes, entre outros autores que discutem essa temática. A pesquisa apresenta como um de seus resultados, a falta de conhecimento ainda existente nas organizações sobre os processos que envolvem o recrutamento e a seleção de pessoal, por isso, deficiências na comunicação que os permeiam. 

Palavras-chave: Recrutamento. Seleção de Pessoal. Comunicação Empresarial. 

1 INTRODUÇÃO 

Numa organização, o principal objetivo é a obtenção de lucro, porém para se alcançar esse resultado existe um longo caminho a ser percorrido. As empresas não funcionam sem as pessoas e são estas as principais responsáveis pelo sucesso ou não da mesma.

Para que uma organização possa desenvolver um trabalho de qualidade é preciso que exista um processo de recrutamento e seleção bem elaborado, traçando e identificando o perfil adequado para cada cargo a ser preenchido.

Feito o processo de seleção dos novos colaboradores, faz-se necessário um trabalho, para que a união dos setores da empresa possa trabalhar pelo um mesmo objetivo, e assim, chegar mais próximo do tão sonhado sucesso organizacional.

Não é comum que as organizações em geral possuam um processo adequado de recrutamento e seleção, Assim sendo, apresentam falhas na contratação de pessoas e ainda, outros prejuízos envolvendo a comunicação empresarial.

Nesse contexto, este trabalho possui como objetivo geral:analisar e avaliar de que modo ocorre o processo de recrutamento e seleção de pessoas, uma vez, que os recursos humanos são elementos fundamentais para o bom funcionamento de uma organização; e, como objetivos específicos:descrever conceitos sobre comunicação empresarial, recrutamento e seleção de pessoal; avaliar as vantagens da comunicação eficaz no processo de recrutamento e seleção de pessoal; averiguar através de um estudo de caso como a comunicação empresarial influencia no papel do gestor no processo de recrutamento e seleção de pessoal.

No que diz respeito à metodologia, o presente trabalho caracteriza-se como sendo uma pesquisa de levantamento bibliográfico e de campo, a técnica escolhida foi o questionário estruturado, executado numa empresa de distribuição de bebidas localizada na Cidade de Brejo Santo Ceará, configurando-se assim, num estudo de caso com uma abordagem qualitativa e quantitativa.

Para que as empresas funcionem de maneira a atingir seus propósitos, torna-se imprescindível que as pessoas por ela contratadas, estejam alocadas em cargos coerentes ao seu perfil, pois estas são os principais recursos da empresa.

O desemprego, contudo, é uma preocupação social que envolve o mercado competitivo, a busca de talentos tem se tornado um dos principais desafios para os gestores da área de recursos humanos.

A coragem para enfrentar as mudanças está sendo cobrada cada vez mais nas organizações, o conhecimento na área da gestão de pessoas e comunicação empresarial são as boas formas para o processo dessa realidade, onde a falta de habilidades no processo de recrutamento e seleção, tanto dos gestores quanto dos candidatos, fazem com que as organizações formem uma equipe inadequada e consequentemente acarretará em prejuízos para ambas as partes.