Quem disse que brasileiro só gosta de viajar para os Estados Unidos? Mesmo com a grande procura por passagens com destino a Los Angeles, pacotes para Nova York ou um bom hotel em Miami, a terra do ‘Tio Sam’ vai deixando de ser a “preferência” dos turistas brasileiros.

Nosso país hoje é o quinto melhor mercado de turismo para o México. Até o ano de 2010, cerca de 80 mil turistas tinham visitado o país. Em 2013, o número mais que dobrou: foram 260 mil brasileiros conhecendo a cultura e as belas paisagens mexicanas.

E não pensem que a procura é apenas por pacotes para Cancun. Muitos viajantes traçam como destino o centro-sul, como, por exemplo, a Cidade do México. A capital do país é totalmente cosmopolita, oferecendo aos turistas diversas opções como a Serra de Santa Rosa, em Guanajuato, que abriga uma incrível rota de vinhos, além de possuir um leque cultural gigantesco, com mais de 170 museus - quase a mesma quantia que Londres.

Com a validação do visto de curta duração (até 90 dias), muitos brasileiros optaram em conhecer o México, registrando uma alta de 24% a mais de turistas só em agosto do ano passado. A única exigência feita pelo governo é a vacina contra febre amarela.

Segundo Jorge Mezher Rage, diretor-geral do Conselho de Programação Turística do México, o país não pode ser visto apenas como um destino de praia e sol. “Riviera Maya e Cancun ainda são nossos principais pacotes turísticos, mas temos também grandes cidades com muita cultura uma história rica”, explicou.