Copa do mundo

       Copa do mundo é um evento mundial na modalidade esportiva realizado de quatro em quatro anos. Para participar deste campeonato, os países inscrevem suas seleções e vão eliminando seus adversários até ficarem apenas 32 equipes.

       A cada copa do mundo é escolhido um país onde ocorrerá esse acontecimento. E por conta disso, as pessoas do mundo inteiro se articulam para viajarem para o determinado local onde haverá tal evento, querem apoiar e torcer por suas seleções. Isso gera muita renda para o país que está sediando a copa. Vem gente de todo lado do planeta para prestigiar um evento tão divulgado e importante mundialmente, evento este que reúne jogadores de toda parte do globo terrestre.

       As seleções são formadas por 11 jogadores, entre eles temos um goleiro, eles têm um treinador que os preparam com muitos treinos para enfrentar seus adversários. Na etapa final da copa ficam apenas quatro seleções, duas disputam o 3º lugar e as outras duas disputam o título de campeão. O país vencedor da “copa do mundo” é visto pelos outros países como a melhor seleção do mundo e isso deixa o país todo em festa e cheio de orgulho de seus jogadores, afinal eles conquistaram o título de campeões da copa do mundo.

       O Brasil já ganhou 5 copas: Seu primeiro título foi em 1958 na Suécia, em 1962 no Chile - Bicampeão, em 1970 no México - Tricampeão, em 1994 nos Estados Unidos – tetracampeão e 2002 na Copa da Coreia/Japão – Pentacampeão.

       O Brasil já sediou duas copas do mundo, a primeiro no ano de 1950 e neste ano 2014, infelizmente em nenhuma delas os brasileiros foram agraciados com nenhum título, mas o sonho não acabou,  outras copas virão e com elas o sabor da vitória também.

Ireuda Barboza