O atalho mais curto para a Libertadores promete ser também o com maior número de obstáculos. A competição, que de longe mobiliza a maior quantidade de times do futebol nacional, terá um número recorde e um retorno dos grandes. Sim, houve um pré-torneio, mas só na última quarta-feira, 3 de abril, foi dado o pontapé inicial e oficial da Copa do Brasil 2013, a mais robusta da história.

De abril a novembro, com uma pausa para a realização da Copa das Confederações, em junho, passarão por ela 86 clubes, juntando todas as fases. 80 times de todo o Brasil dão a largada -- 13 partidas aconteceram nessa quarta-feira -- na primeira fase, um mata-mata que classificará 40 equipes para a segunda fase. Permanece no regulamento que uma vitória do visitante por dois gols de diferença elimina a partida de volta nas duas primeiras fases, o que torna o campeonato mais dinâmico e objetivo. Nas oitavas, os cinco clubes na Libertadores 2013 (Corinthians, Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e Palmeiras), além do Vasco, que ocupou a vaga aberta por critério técnico do Brasileirão pelo São Paulo, atual campeão da Sul-Americana e único grande a não participar da Copa do Brasil, entram na disputa e dão o charme que faltava ao torneio.

Para a maioria dos comentaristas de televisão, como também os de ‘sofá’, acabou a moleza. Desde 2001, quando foram retirados os clubes que jogavam a Libertadores devido ao choque de datas das duas competições, a Copa do Brasil tinha perdido em qualidade técnica. Por outro lado, ganhou em emoção ao aumentar as chances dos pequenos mostrarem seu futebol corajoso e despretensioso. Como o Santo André, em 2004, e o Paulista, em 2005, campeões em cima da dupla Flamengo-Fluminense, respectivamente.

Com o novo regulamento vai ser muito difícil acontecer o que houve com o Palmeiras no ano passado (o time foi campeão em 2012 e depois caiu para a Série B). A competição terá as maiores forças do futebol brasileiro, times que estarão embalados por terem disputado a Libertadores. Os que não conseguiram o título vão com certeza buscar no atalho uma nova chance para se redimir.