O profissional de ciências contábeis nas diversas áreas do conhecimento: 

Daniele Teixeira Fagundes

Fábio Néri Castro Guedes

Lígia Michel e Silva Andrade

Mariana Catarine Santos Cruz

Pedro Henrique Cardoso

Renata Dayane Marques Vilela 

Resumo 

A contabilidade tem evoluído tornando-se um instrumento importante de informação e análise empresarial, pois ela não só envolve as questões da formação profissional, mas também a conscientização planejada a fim de enquadrar a profissão aos padrões adequados e exigidos pela globalização em todos os setores a ela intrínsecos: social, econômico, legal e político. Por isso, este artigo tem como objetivo principal analisar, sob diferentes ângulos, a atuação e às contribuições do contador nas diversas áreas do conhecimento. Para o desenvolvimento deste artigo foi feita uma pesquisa de campo na Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. – USIMINAS (“USIMINAS” ou “Companhia”), cuja sede está situada em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais e que tem por objetivo a exploração da indústria siderúrgica e correlatas. Os resultados mostram que, levando em conta a realidade socioeconômica da atualidade, é necessário um controle rigoroso de custos e é essencial o conhecimento minucioso da situação patrimonial da empresa.

 

Palavras-chave: contador, empresa, globalização, situação patrimonial.

1 INTRODUÇÃO 

O presente artigo tem um caráter interdisciplinar e seu objetivo principal é analisar, sob diferentes ângulos, a atuação e às contribuições do contador nas diversas áreas do conhecimento. 

De acordo com Figueiredo e Fabri citado por Sousa  

o tema gestão das empresas contábeis é um dos mais importantes no elenco dos temas contábeis, pois envolve diversos aspectos da evolução e das mudanças ocorridas dentro do panorama socioeconômico mundial que afetam a dinâmica dos negócios (2003, p.20). 

            Além da gestão é importante também o conhecimento das estruturas organizacionais, pois elas 

têm a função de permitir que as organizações produzam resultados e alcancem as metas propostas, regulem as influências das variações individuais dentro da organização e permitam, segundo cenários peculiares a cada organização, que o poder seja exercido, as decisões tomadas e as atividades desenvolvidas (MICHIELETTO; ROMÃO; JÚNIOR et al, 2010). 

            Daí a importância de discutirmos alguns aspectos do ambiente, da gestão e das funções do contador numa empresa.

Para o desenvolvimento deste artigo foi feita uma pesquisa de campo na Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. – USIMINAS (“USIMINAS” ou “Companhia”), cuja sede está situada em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais e que tem por objetivo a exploração da indústria siderúrgica e correlatas.

            O presente artigo é dividido em quatro tópicos. O primeiro identifica e caracteriza a empresa. O segundo trata das questões éticas. O terceiro analisa as demonstrações financeiras. E, o quarto, discute as rotinas trabalhistas desempenhadas pelo contador numa empresa.