RESUMO:

              Em nosso país são caracterizados problemas como descriminação, preconceito, abandono das pessoas idosas, violências, maus-tratos, principalmente familiar, evidenciando aumento das negligências, muitas das vezes começam quando os filhos passam a tomar conta dos pais. Negligências essas que perpassam inicialmente pelo abandono familiar e se agrava com a exclusão social.

A violência intra-familiar é outro fato de destaque, pois os idosos não têm coragem de denunciar seus algozes, e por todos esses problemas os idosos acabam ficando mais vulneráveis entrando em um processo de adoecimento não somente biológico mas também social.

As questões relacionadas à terceira idade têm crescido em importância nos últimos anos, uma vez que o envelhecimento da população é um fenômeno mundial, que traz relevantes repercussões nos diversos setores da vida em sociedade. É nesta fase que os idosos necessitam de cuidados melhores, mas às vezes são abandonados pela própria família, por não ter opção, vão morar na rua, ou em casas de acolhimento a pessoas idosas, e por vários outros motivos, os idosos entram em um processo de envelhecimento mais rápido, pois se tornam mais frágeis, mais extressados, às vezes até depressivos, por se sentirem inválidos, por sofrerem negligências, maus-tratos e violência até mesmo no próprio seio familiar onde se torna muito comum ultimamente.

Existe muita discriminação pela idade, preconceitos por acharem que quando se torna idoso já não faz parte da sociedade que vive uma realidade diferente, mas na verdade, isso é irreal, pois a velhice não é desproporcional a vida, é apenas uma etapa de vida que todos nós iremos passar.

A sociedade tem por obrigação de aceitar a condição do idoso para que ele se sinta parte integrante da sociedade, que será uma maneira de estimular a relação no convívio social. O importante é construir um espaço visando ser valorizados por toda sociedade e participando também na construção de projetos, podendo opinar sobre os direitos da pessoa idosa.