Se você está organizando uma viagem para Europa e será sua primeira vez no Velho Continente, organize com a máxima antecedência e tome nota de alguns tópicos importantes antes de arrumar suas malas.

Ao escolher o país ou países que você deseja conhecer tente pesquisar informações sobre a cultura local, costumes, moeda, língua, tempo, clima, tudo isso são informações básicas que vão ajudar a você não só usufruir mais de sua viagem como também evitar desconfortos.

Mesmo se você for com um grupo de turistas através de uma agência é bom ter sua independência e estar preparado para qualquer situação.

Dinheiro para gastar

Muitos brasileiros aproveitam uma ida à Europa para fazer compras. Certifique que seu cartão de crédito está liberado para uso do exterior, algumas agências bancárias exigem a liberação antes da viagem, às vezes até mesmo indo na própria agência, outras pela internet, ou através de ligação, procure saber antes.

Moeda na Europa

Não leve a moeda brasileira, leve dólar ou euro, se o país tem uma moeda local( alguns países europeus não adotaram o euro) será mais fácil fazer a troca a partir dessas duas moedas que são aceitas em todo o continente nas casas de câmbio. O que significa que você deve comprar o dólar ou o euro ainda no Brasil. Planifique seus gastos antes da viagem, é melhor ter um “budget” antes de viajar e controlar seu dinheiro.

É possível comprar também cartões de viagem pré-pagos, funciona da mesma maneira que um vale-alimentação ou cartão pré-pago de celular, você tem uma quantia e pode gastar, caso acabe você recarrega pela internet. Exemplos: Visa Travel Money e MasterCard Cash Passport.

Como se comunicar na Europa

Nos países de língua não inglesa onde se fala o francês, italiano, espanhol, tcheco, polonês, alemão, entre outros, será possível se comunicar em restaurantes e lojas com o seu inglês, então se você frequentou um curso de inglês aproveite para usá-lo. Se você quiser vivenciar mais a cultura local, aprenda pelo menos a dizer um obrigado e por favor na língua local.

Documentos necessários

O passaporte será sua identificação, é exigido que ele esteja dentro da validade( data até que ele expire), no mínimo válido por seis meses. Como o passaporte tem validade total de 5 anos, geralmente quem está viajando pela primeira vez para fora do país tem o prazo de validade dentro da exigência.

Você será controlado pela alfândega no primeiro país europeu que chegar, se houver escalas. Por exemplo, se você vai para Praga e seu voo tem escala em Frankfurt, será na cidade alemã que será controlado sua documentação, na maioria dos casos é assim que acontece.

Garanta sua tranquilidade

Comprovante de estadia, passagem de volta, seguro viagem internacional, carta convite, comprovante financeiro são quesitos que você deve ficar atento. O comprovante de estadia é o documento que prova que você reservou um hotel na cidade, será seu endereço de permanência provisória. Se você vai visitar um amigo ou parente é exigido uma carta que ateste que você é um convidado, deve ter o endereço e contatos do morador do país.

O seguro é exigido porque caso aconteça algum imprevisto você está coberto pelo seguro e poderá ser atendido em hospitais, comprar remédios ou ser ressarcido em caso de perda de bagagem, por exemplo. Comprovante financeiro significa que pode ser perguntado se você tem dinheiro suficiente para o período de estadia, assim como cartões etc.

Nos países europeus o turista brasileiro pode permanecer por até 90 dias, não é necessário visto tirado no Brasil, a autorização de entrada é carimbada no seu passaporte na entrada do continente, após verificação de sua documentação e perguntas sobre o motivo da viagem.

Boa Viagem!

Fique tranquilo e aproveite seus dias no Velho Continente, os brasileiros são turistas cada vez mais conhecidos e bem-vindos, a Europa é o destino da maioria dos turistas do Brasil.