Tirar o passaporte polones poderia ser parte do desejo de muitas pessoas, que com sua ligação com pessoas da Polônia desejam fazer parte daquele determinado país, ou fazer a regularização de cidadania. A fim de que isso venha a ocorrer existem algumas regras a serem executadas a fim de que se possa chegar a um fato em comum: conseguir a nacionalidade polonesa e depois disso o passaporte polones. 

 Existem certos passos muito importantes que deverão ser observados bem de perto com a finalidade de que todo o processo se desenvolva e o que resulta seja totalmente favorável para os requerentes do passaporte polones. Primeiramente, é muito importante saber que neste ano aconteceram várias modificações bem importantes na requisição da nacionalidade e da retirada do passaporte determinadas pelo presidente da Polônia e que já estão em vigor, mudando vários trâmites legais para isso. Vários falam que o processamento ficou mais fácil, o que ampliou o leque de possibilidades para vários que queriam requerer a cidadania ou o passaporte e entravam em contato com certas dificuldades verdadeiras. 

 Os que vêm de forma direta de cidadãos da Polônia, ou seja, filhos de poloneses demonstram uma natureza que na forma de direito é conhecida como “juis sanguinis” e que fornece a oportunidade de pedir a condição de ser um cidadão polonês pelo laço sanguíneo. Entretanto, se o indivíduo que tem vontade de exigir seu passaporte, mesmo tendo nascido no país polonês, mas não possuir laços de sangue diretos com cidadãos da Polônia terá a necessidade de cumprir um extenso processo a fim de que essa cidadania venha a ocorrer, já que não é tido como polonês compulsoriamente.

 Anteriormente, se alguém que não for nascida no país polonês estava pedindo sua cidadania, precisava mostrar em primeiro lugar que estava em sua moradia por mais de 5 anos na Polônia. Essa norma foi modificada pela tal lei e no momento atual uma casa fixa por três anos já é uma das condições que vai determinar a capacidade de fazer a requisição do processo de cidadania. 

Outras condições deverão estar presentes para que uma pessoa pense em requerer sua cidadania e seu passaporte polonês. Fora ter residência fixa por quase 3 anos é importante ter como comprovar um emprego regular, além de a familiaridade com a língua. Dominar a língua leva com que o indivíduo possa pedir sua cidadania considerando que conhecer perfeitamente o idioma do país é uma demonstração do estar comprometido da pessoa que quer seu passaporte como uma pessoa comprometida com a Polônia. Diversos testes são feitos para comprovarem o conhecimento da linguagem escrita e falada e isso é uma parte muito importante de todo o processo.