Os seres humanos se reúnem em círculos ao redor do fogo desde sua origem e atualmente as famílias se reuniam em volta da mesa para confraternizar. Hoje a proposta é utilizar esta forma para resolver seus conflitos e formar vínculos. O círculo é um processo que reúne as pessoas que desejam resolver um conflito, reconstruir vínculos, curar, apoiar, tomar decisões e realizar outras atividades que necessitam de planejamento em conjunto com uma comunicação honesta para fortalecer a comunidade que é parte essencial para que os resultados esperados sejam alcançados.

O formato do círculo proporciona uma igualdade, comunicação direta, imediata e eficaz, e principalmente humana. O círculo é uma forma de relacionar-se grupalmente que levam ao empoderamento individual e coletivo a todos os participantes. Leva-se em consideração de que todas as pessoas são iguais e todos têm o direito de ouvir e ser ouvido.

O círculo promove a plenitude, unidade e conexão entre as pessoas, pois todos estão a mesma distancia do centro e cada aspecto está conectado com o resto e é inseparável do outro. Nenhuma parte pode ser eliminada sem violentar sua integridade. O círculo implica equilíbrio porque cada parte é o equilíbrio do restante.